CLAUDIO NASAJON

Você está cuidando da marca da sua empresa? Sim, porque marca é mais do que uma comunicação visual, é a personalidade do seu negócio.

Construir uma marca forte leva tempo, e muito investimento, mas existem situações onde às vezes vale a pena pensar em mudar.

Se o nome da marca é difícil de pronunciar, por exemplo, ou não passa adequadamente a mensagem que a empresa quer dar aos consumidores, talvez valha a pena pensar num novo nome, comunicando a mudança para os consumidores durante um tempo, para não perder o reconhecimento já conquistado com a marca anterior.

Isso pode acontecer quando a tecnologia muda e a empresa precisa se reposicionar. Por exemplo: uma empresa chamada “Revela Fotos” que antes revelava filmes fotográficos, mas agora, em função da nova tecnologia digital faz impressões de imagens digitais, pode ter que mudar a sua marca para “Imprime Fotos”, transmitindo melhor a ideia do negócio.

Outra situação onde mudar a marca pode ser mandatório é quando a atual está queimada por algum motivo. O pessoal da DELTA construtora tentou fazer isso… o vôo 447 da Air France, aquele que caiu no meio do Atlântico, também mudou o número e alguns edifícios nos Estados Unidos até pulam o número 13, chamando-o de 14, para não inspirar sentimentos ruins nos usuários.

Entendeu a lógica? O mesmo com o logotipo! Então reflita sobre o nome da sua marca!

Ouça esta dica!
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2 Responses

  1. Considero esse tema bastante delicado. Do mesmo modo que sua dica tem peso, também tem o nome que já conquistou reconhecimento. Um exemplo que sempre dou é o da rede de lojas Ponto Frio. Os que já viveram um pouco mais de 35 anos se lembram que a marca possui esse nome porque no início das atividades ela vendia geladeiras e refrigeradores. Hoje, no entanto, a marca responde pela comercialização de praticamente qualquer tipo de eletrodoméstico (e até um pouco mais) mas não dispensa o nome e o pinguim que a colocou na memória do consumidor.
    Como disse, considero essa questão bastante delicada.
    Forte abraço.

    1. É preciso analisar de caso a caso, algumas empresas precisam de fato alterar seus nomes por problemas ou falta de personalidade de marca mesmo. Obrigado pela participação.

      Abraço, Claudio.

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