Quando quiser convencer sua equipe de uma decisão, compare com outras alternativas. É importante mostrar opções para defender uma escolha.
Por exemplo, se você bateu um martelo sobre um fornecedor, apresente para a sua equipe a diferença entre o escolhido e os outros candidatos. Isso não significa que você deve inventar alternativas ruins para tornar a sua ideia mais impressionante, mas sim compartilhar os quesitos que levaram a fazer aquela escolha.
Veja como uma forma de orientar o seu público através de seu próprio processo de tomada de decisão – o que você testou, como foi o teste, por que algo funcionou ou não funcionou e por aí vai.
Com os clientes potenciais, outra ação que possui efeito similar é mostrar depoimentos de usuários. Ao saber o que aconteceu com outra pessoa que usou seu produto, o prospect se identifica e tende a diminuir resistências.
Tanto para clientes internos como para externos, só dizer que você está agindo da melhor forma, não convence. O importante é apresentar provas de que você está defendo a melhor solução.
E falando em compartilhar experiências, se quiser conhecer mais sobre gestão empresarial, convido você a ler o livro que estou prestes a lançar: 101 dicas de gestão empresarial. Terei prazer em enviar gratuitamente um exemplar da versão eletrônica assim que publicar. Basta se cadastrar no meu site.
Até a próxima!