Claudio Nasajon

Até que ponto devemos confiar nas pesquisas?

Você já reparou que às vezes pesquisas semelhantes apontam resultados diferentes? E aí? Em quem confiar?

Eu me fiz essa pergunta várias vezes e passei a adotar uma prática que agora compartilho com você.

Primeiro, não confio muito em nenhuma pesquisa. Sei que os números podem ser manipulados e sempre que possível, procuro comparar os resultados de outros estudos semelhantes.

Em segundo lugar, presto atenção ao tamanho da amostra.

Os resultados de uma pesquisa com cem pessoas são menos confiáveis do que outra feita com cem mil.

Por fim, uso meu instinto. Quando os resultados de uma pesquisa parecem bons demais para serem verdadeiros, tento analisá-los com mais atenção.

Por enquanto, tem dado certo.

Para mais recomendações sobre negócios, participe da minha mentoria online, toda quarta-feira às quinze horas. Basta fazer a inscrição aqui.

Comentários

comentários

Gestão & Negócios

Mentoria online

Toda quarta-feira, das 15h às 16h (BRT)
sessões online AO VIVO com Claudio Nasajon

Tire suas dúvidas, receba orientações e conheça estudos de casos para aplicar no seu próprio negócio.

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail e SMS, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube