CLAUDIO NASAJON

Olá,

Tem negócios onde um único cliente é responsável por uma parcela significativa do faturamento. Não vou dizer que você deve largar esse cliente, mas certamente não é uma posição segura do ponto de vista empresarial.

Mas, como diversificar se o negócio é uma consultoria, por exemplo, onde você só pode atender a um cliente de cada vez? Boa pergunta, Claudio! Vou responder:

Uma forma de se livrar dessa dependência hostil é identificar atividades que possam ser delegadas a outras pessoas ou realizadas com tecnologia.

Por exemplo: se você passa algumas horas da sua consultoria ensinando seus clientes a usar determinada ferramenta, isso pode ser transformado num tutorial em vídeo ou pode capacitar um instrutor.

Dessa forma, além de liberar parte do SEU tempo para realizar tarefas que gerem maior valor, você começa a delegar uma parte da operação, o que permite atender a mais de um cliente de cada vez.

Quanto menos operacional e mais estratégico for o atendimento, melhor será o resultado obtido com o cliente.

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Até a próxima!