CLAUDIO NASAJON

Bom negócio - livro do Steve Jobs mostra dicas de como construir um
Biografia do Steve Jobs no Submarino.

Para construir bons negócios muitas vezes é preciso aprender com aqueles que já atingiram os seus objetivos. Ter um mentor é uma bênção incrível para um empreendedor, mas nem todo mundo pode encontrar um em pessoa. Se o negócio precisar conhecimentos que você não tem, a saída é buscar alguém com essa experiência para fazer parte da equipe.

Um livro que me serviu de inspiração e eu recomendo a leitura para novos e antigos empreendedores, é a biografia do Steve Jobs. Você pode encotrá-la no Submarino.

Se você ainda não encontrou o seu guru de negócios pessoais, vale a pena ter em mente que tem muito conhecimento disponível se você procurar nos lugares certos.

Conhecer a experiência de outros que têm um bom negócio (ou bons negócios) e já trilharam esse caminho, pode facilitar a realização do seu sonho de ter a sua própria empresa.

Um acaminho que algumas pessoas acabam trilhando é o de buscar franquias baratas, mas até isso demanda recursos, tempo e conhecimento para garantir o sucesso. Um bom negócio não se faz da noite para o dia.

Richard Branson disse uma vez que a “sua maior motivação é a de continuamente desafiar a si próprio”. E não estava se referindo apenas aos bons negócios que já realizou, mas à vida em geral. Ele trata a vida como uma longa educação continuada na qual pode aprender mais a cada dia.

Dicas para você encontrar o seu bom negócio.

Eu fiz uma lista com doze dicas úteis para quem aspira abrir uma nova empresa. O negócio não precisa ser glamuroso, nem inovador, apenas deve satisfazer aos seus anseios e atender as suas necessidades de remuneração. Se você está nesse caminho para ter “o negócio” da sua vida, vale a pena dar uma lida:

1. Bom negócio é aquele no qual você gosta de trabalhar.

Não tenha dúvida de que a gestão de uma empresa vai lheo ocupar um monte de tempo. Steve Jobs disse uma vez que “a única maneira de ficar satisfeito na sua vida é fazer o trabalho que você realmente gosta”.

2. Assuma riscos controlados.

Nós nunca saberemos o resultado de nosso trabalho, a menos que realmente o façamos. Jeff Bezos disse que no início da sua carreira, ajudou muito saber que ele não iria se arrepender caso fracassasse, mas iria sim arrepender-se se não tentasse.
Relacionado: Você pode ter um emprego e empreender ao mesmo tempo

3. Acredite em si mesmo.

Henry Ford disse famosa frase: “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo“. Acredite que você pode ter sucesso e você vai encontrar formas de atravessar os diferentes obstáculos. Se começar achando que não vai conseguir, só vai encontrar desculpas. Criar o negócio e transformá-lo num bom negócio exige dedicação e uma boa dose de perserverança.

4. Tenha uma visão.

O fundador e CEO do Tumblr, David Karp, observa que um empreendedor é alguém que tem uma visão de algo e um desejo de criá-lo. Mantenha a sua visão clara em todos os momentos.

5. Ande com as pessoas certas.

Já ouviu falar da frase “me diga com quem você anda e lhe eu direi quem você é”? Pois é, a variante empreendedora, para quem quer ter um bom negócio, é “você se torna a média das cinco pessoas com quem você costuma estar”. Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, observou que “a maneira mais rápida de mudar a si mesmo é sair com pessoas que já são do jeito que você quer ser”.

6. Enfrente seus medos.

Superar o medo não é fácil, mas deve ser feito. Arianna Huffington disse que ela descobriu que “o destemor é como um músculo – quanto mais é exercido, mais forte ele se torna”. Se você cultivar o seu medo de seja-lá-o-que-fôr, cada vez terá mais medo. Ao enfrentá-lo, continuamente, você não só se liberta de uma barreira inexistente, como pavimenta o seu caminho para criar um bom negócio.

7. Aja – os bons negócios são construidos com ações, não com ideias.

O mundo está cheio de grandes idéias, mas o sucesso só vem através da ação. Walt Disney uma vez disse que “a maneira mais fácil de começar é parar de falar e começar a fazer”. Isso é verdade para o seu sucesso também. Se você quiser começar o negócio da sua vida, ou apenas um bom negócio qualquer (embora bons negócios nunca sejam “qualquer coisa”), precisa parar de sonhar, parar de planejar, parar de falar e começar a fazer!

8. Dê tempo ao tempo.

Ninguém é bem sucedido imediatamente e todo empreendedor com um bom negócio na mão, já foi alguma vez um novato. Como Steve Jobs observou sabiamente, “se você olhar de perto, todo bom negócio que teve sucesso da noite para o dia, levou um longo tempo para se criar“. Não tenha medo de investir tempo em seu empreendimento, seja ele “o negócio” da sua vida ou uma das muitas franquias baratas que estão à venda por aí.

9. Construa uma grande equipe.

Ninguém constrói um bom negócio sozinho e aqueles que tentam, vão perder para bons negócios que contem com uma grande equipe em tempo integral. Um dos segredos é fazer o negócio de forma colaborativa (mesmo que você seja o dono, outros podem colaborar para construí-lo). Construa uma equipe de pessoas aderentes aos seus valores, que compartilhem a sua visão e sejam ao mesmo tempo competentes e agradáveis de se trabalhar, para reforçar o seu sucesso.

10. Valorize o caráter, não apenas as habilidades ou o conhecimento.

Essa eu posso falar de cadeirinha. As empresas costumam admitir em função ao currículo, às habilidades técnicas, à experiêcia, mas invariavelmente demitem principalmente pelas atitudes. Por isso, para formar uma grande equipe, você precisa dar muito mais valor ao caráter da pessoa, do que às suas competências téncicas. Você pode treinar as habilidades, mas é quase impossível mudar o caráter de alguém. Um bom negócio exige uma equipe coesa e que trabalhe bem em equipe.
Relacionado: prepare a sua empresa para contratar portadores de necessidades especiais.

11. Faça um plano para levantar capital.

Richard Harroch, um capitalista de risco, tem um conselho para os candidatos a empreendedor: “Quase sempre, levantar capital é mais difícil do que você pensou que seria, e sempre leva mais tempo. Portanto, planeje-se para isso“. Construir um bom negócio exige, invariavelmente, que você tenha os recursos adequados não só para desenvolver o negócio propriamente dito, mas também para garantir a operação nos primeiros meses da operação. A maior parte das empresas que eu vi fechar foi por falta de “fôlego” e não porque o negócio era ruim.

12. Aprenda com os erros.

Muitos empresários apontam os erros como sendo o seu “melhor professor” na construção de um bom negócio. Quando você aprende com seus erros, move-se mais para perto do sucesso. Mesmo se você falhar no início, não vai falhar sempre. Bons negócios constróem-se com paciência. O que não vale é errar sempre no mesmo ponto, portanto, crie processos para garantir que vai aprende com cada falha.

13. Entregue mais do que o esperado.

Você estava esperando 12 dicas, certo? Pois esta é bônus. Larry Page, do Google, incentiva os empresários a entregar mais do que os clientes esperam. É uma ótima maneira de ser notado em sua indústria e construir uma legião fiel de defensores.

Construir um bom negócio demanda trabalho

Ser um empreendedor de sucesso demanda um monte de trabalho, muita visão e muita perseverança. Estas 12+1 dicas de empresários que já tiveram sucesso, vão ajudar você a navegar o caminho com muito mais facilidade.

Até a próxima!

Claudio Nasajon

2 Responses

  1. Pingback: Faça seu planejamento estratégico com mapas mentais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *