Carta de apresentação e “conversa de elevador” para conseguir emprego

cartas de recomendaçãoMuitos candidatos vão à entrevista de emprego munidos dos mais diversos documentos, mas deixam de dar atenção a duas ferramentas fundamentais para ser admitidos: a carta de apresentação e a conversa de elevador pessoal. Em muitos empregos, você não chega a ter a oportunidade de apresentar a sua conversa de elevador, razão pela qual eu digo, sem sombra de dúvida, que a carta de apresentação é o item mais importante para você ter sucesso num processo de recolocação profissional.

Conversa de elevador deve dizer o principal em menos de 1 minuto

Embora muitos achem difícil falar de si próprios durante uma entrevista de emprego ou para conseguir apoio para um projeto pessoal, é fundamental ter na ponta da língua um “discurso” de autoapresentação de um minuto, conhecido como “conversa de elevador” pessoal.

Trata-se de um discurso de apresentação pessoal que pode ser falado em menos de um minuto – teoricamente o tempo que você teria para despertar a curiosidade de um empregador que subisse com você no mesmo elevador.

Tenha na ponta da língua, uma frase que seja capaz de responder a perguntas como ‘quem é você’, ‘o que você faz’ e ‘o que torna você especial’ para aquela organização. Cada vaga de emprego tem características próprias, portanto, adapte o seu discurso para cada situação.

É mais difícil do que parece, mas para facilitar, você pode se inspirar em alguns dos modelos que eu coloquei no final deste artigo.

Empregos online também exigem preparo

Mesmo quando você preenche um formulário no site da vaga de emprego ou quando precisa enviar as informações por e-mail, normalmente há espaço para você colocar textos livres.

Nesses casos você pode preparar uma apresentação pessoal adequada à vaga para a qual está concorrendo, e incluir no texto o link correspondente.

Uma forma fácil e prática de elaborar a sua conversa de elevador para apresentação pessoal é criar um documento no google drive (pode ser um doc ou uma apresentação tipo powerpoint) e depois selecionar a opção “publicar”. Copie o link (ou o link encurtado) e coloque no texto do formulário da vaga de emprego.

Carta de apresentação é mandatória para primeiro emprego

Em qualquer caso, uma boa carta de apresentação pode fazer a diferença entre ser admitido ou não, mas quando se trata do primeiro emprego ela é mandatória. Se você nunca trabalhou antes, procure pessoas no seu círculo de relacionamentos (amigos, pais de amigos, conhecidos dos pais dos amigos) e peça uma carta falando de seu perfil pessoal e seus valores. Você pode mandar a carta indicando quem é o autor (quanto mais afinidade ele tiver com o setor da empresa cuja vaga você está concorrendo, melhor).

A carta de apresentação também é importante quando se têm experiência – principalmente quando ela é redigida por um chefe direto ou, quando isso não for possível, por um colega ou subordinado.

Carta de apresentação deve ser autêntica e descrever seu perfil pessoal

Nunca, nunca mesmo, use uma carta de apresentação do tipo “Nada que desabone a sua conduta”. Essas são impressas pelo DP da empresa e não só não servem para nada, como desmerecem o currículo.

Se você não for capaz de conseguir uma carta de apresentação decente, escrita por um chefe, subodinado ou colega, falando bem de você, prefira não mandar.

Cada vaga de emprego, seja um emprego físico ou um emprego online, exige determinadas características dos candidatos que as provas e os documentos  às vezes não descrevem com tanto detalhe quanto o depoimento de um colega.

Alguns modelos de cartas de apresentação que podem ajudar

Carta de apresentação de uma ex-funcionária: bit.ly/carta-de-apresentação-2

Carta de apresentação do filho de um conhecido para o 1º emprego: bit.ly/carta-de-apresentação-3

Carta de apresentação de uma ex-funcionária em inglês: bit.ly/carta-de-apresentação-1

Como fazer uma carta de apresentação

De uma forma geral, para fazer uma boa carta de apresentação (ou pedir uma) você deve considerar três coisas:

A adequação do autor com a vaga de emprego que procura

Se você está pleiteando vagas para empregos no setor automobilístico, por exemplo, é preferível uma carta do Gerente de uma concessionária de automóveis do que uma do Presidente da agência de turismo. A única exceção é quando o remetente da carta é conhecido e admirado. Certa vez eu pedi recomendação ao escritor Paulo Coelho (tem um depoimento dele num dos meus livros). Embora ele não tenha muito a ver com o tema, certamente agregou valor.

Depoimento sobre valores, atitudes e perfil comportamental

A segunda coisa mais importante numa carta de apresentação é falar sobre você como pessoa, não apenas sobre as suas qualificações técnicas porque essas é mais fácil de uma empresa comprovar com provas, testes ou até exercícios práticos.

Dizem que as pessoas são admitidas pelo currículo e demitidas pelas atitudes – e é a mais pura verdade – por isso as empresas buscam conhecer as atitudes dos candidatos tanto quanto possível. Uma carta que fale bem de você como pessoa vai ter mais valor do que outra que fale bem de você tecnicamente.

Depoimento sobre experiências, situações atípicas e outras conquistas

Finalmente, algo que vale a pena pedir para mencionar numa carta de apresentação para uma vaga de emprego, são as histórias que você colecionou naquela organização (salvo se for para o primeiro emprego).

Experiências “diferentes” como algum caso que ninguém conseguia solucionar e você foi lá e resolveu ou situações que mereçam destaque, conquistas de prêmios, festinhas organizadas pelos colegas em reconhecimento a alguma ajuda excepcional etc.

Sempre anexe a sua carta de apresentação no seu currículo

Para terminar, recomendo que você coloque a sua carta de apresentação num DROPBOX ou no GOOGLE DRIVE, por exemplo, e pegue o “link público” do documento para anexar nas suas aplicações para vagas de emprego (sejam eles empregos online ou não).

audiovisual - livro sobre apresentações poderosas

Apresentações Poderosas – de Roberto Shinyashiki, na Amazon©

Um livro muito legal do Roberto Shinyashiki que dá dicas úteis e práticas não só para fazer o discurso (conversa de elevador), mas também para as cartas, é

Os segredos das apresentações poderosas – pessoas de sucesso sabem vender ideias, projetos e produtos para qualquer plateia“.

Se puder, vale a pena ler.

Dessa forma você terá sempre um “diferencial” para aumentar as suas chances de ser chamado para a entrevista.

 

Até a próxima,
Claudio Nasajon

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ganhe investindo em startups

Empresas podem dar retornos bem superiores aos do mercado financeiro, mas é preciso saber identificar oportunidades. A partir de R$ 10mil é possível investir em negócios que, no meu caso, deram retorno de 10x, 20x e até 64x. Para conhecer o método, inscreva-se em Investidor10x.com

Aprenda a fazer animações digitais em 6 meses

Programa inclui:

  • Criação de avatares personalizados
  • Animação e sincronização labial
  • Apresentações de “quadro branco”

Para concorrer a uma bolsa integral, inscreva-se em Nasajon Educacional

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube