CLAUDIO NASAJON

Os seus funcionários estão satisfeitos com os empregos?

Uma pesquisa realizada pela ISMA BRASIL (International Stress Management Association) revela que 72% dos brasileiros não estão.

É fato que questões pessoais e emocionais podem ter uma grande responsabilidade sobre esses números, mas a maior parte dos entrevistados culpa a empresa por sua insatisfação.

Dentre os motivos mais citados estão a falta de reconhecimento (89%), o excesso de tarefas (78%) e problemas de relacionamento com colegas e gestores (63%).

Seja quem for o culpado, o fato é que funcionários desmotivados são sinônimo de declínio na produtividade.
Isso cria um clima organizacional negativo e, portanto, os problemas que o envolvem devem ser resolvidos o mais rápido possível para que não contaminem a empresa toda.

DETECTANDO INSATISFAÇÕES

O gestor deve ter a capacidade de ler as entrelinhas.
Na grande maioria das situações, a insatisfação do colaborador é velada e só poderá ser detectada com uma observação atenciosa de suas atitudes no dia-a-dia.

A pessoa está descumprindo metas? Atrasa para reuniões ou para entrega de tarefas? Inventa desculpas para faltar ao trabalho? Esses podem ser indícios de desmotivação que requerem uma interferência.

Uma reunião pode ser uma má ideia.
Se existe alguma insatisfação geral e o gestor convoca uma reunião para discuti-la, muitas vezes a emenda é pior do que o soneto porque nesse cenário, a insatisfação de um reverbera nos demais e pode gerar uma revolta coletiva.

Nesses casos o melhor é tentar resolver a situação com encontros individuais.
Pergunte a cada um o que pensa, quais são as suas críticas e sugestões.
É muito mais difícil mostrar-se agressivo quando a conversa é a dois do que se estiver numa multidão enraivecida.

SOLUCIONANDO E MOTIVANDO

Para solucionar o problema, a discrição é importante para evitar constrangimentos e fazer com que o funcionário em questão esteja disposto a se abrir com você e colaborar.
Se os problemas envolverem questões médicas ou familiares, os departamentos relacionados podem interceder dando apoio ao colaborador.

Já se a insatisfação for relacionada ao salário, benefícios ou até à infraestrutura física da empresa, é válida a realização de uma pesquisa para que você saiba se aquilo que sua empresa oferece está em equilíbrio com as condições oferecidas por seus concorrentes.

Os problemas também podem estar relacionados ao perfil da pessoa. Talvez ela não se identifique com a tarefa que exerce ou então esteja entediada por exercer há muitos anos a mesma função.
Se o seu histórico provar que ela é alguém que vale a pena manter na empresa, você pode dar uma segunda chance, transferindo-a para outro setor ou unidade.

SUPERANDO SUAS PRÓPRIAS INSATISFAÇÕES

A insatisfação com o emprego é sua?

Se o som do despertador aterroriza você e cada vez menos as suas tarefas e o cumprimento de horários parecem importantes, se as suas dores de cabeça são cada vez mais frequentes, talvez isso signifique que o seu trabalho está fazendo você infeliz.

Nesses casos, um erro comum é sair por aí falando mal do chefe e da empresa para a qual trabalha, algo que pode ser prejudicial à sua imagem, como explico neste outro artigo.

A principal armadilha, no entanto, é transformar-se num “muro de lamentações”.

Você precisa se automotivar, valorizar as partes boas da instituição e da função que você exerce, além de monitorar as oportunidades ao seu redor.

Também é importante aprender a delegar algumas de suas tarefas para não sobrecarregar o seu dia a dia.

Finalmente, se nada disso funcionar, talvez seja um sinal de que você não gosta tanto do que faz ou não se identifica com os valores da instituição para a qual trabalha.

Se esse for o caso, não tenha medo de encarar mudanças ou até aproveitar a oportunidade para empreender e realizar antigos sonhos.

Descobrir o que realmente motiva você é o primeiro passo dessa caminhada e o teste abaixo pode ajudar nisso.

Leia atentamente cada afirmação e então atribua notas de 1 a 5 de acordo com os seguintes critérios:

1 – Nunca
2 – Poucas vezes
3 – Mais ou menos
4 – Muitas vezes
5 – Sempre

1_________ Eu gosto de estar no comando.

2_________ Gosto muito de fazer parte de grupos e organizações

3_________ Eu confronto pessoas que fazem coisas que me desagradam.

4_________ Eu me esforço muito em sempre melhorar o meu desempenho

5_________ Eu adoro estabelecer e atingir metas realistas

6_________ Gosto mais de trabalhar em grupo do que sozinho

7_________ Sinto-me muito gratificado quando termino uma tarefa difícil

8_________ Eu quero ser bem quisto pelas pessoas

9_________ Gosto de competir e ganhar

10________ Eu me esforço para ter controle sobre os acontecimentos que me cercam

11________ Gosto de enfrentar grandes desafios

12________ Frequentemente eu me pego conversando com meus colegas de trabalho sobre
assuntos alheios ao serviço

13________ Tenho a tendência de estreitar os relacionamentos com meus colegas de trabalho

14________ Gosto de influenciar as pessoas para que façam as coisas do meu modo

15________ Ao terminar uma tarefa, quero sempre saber quanto eu progredi

* Questionário baseado na teoria das motivações de David McClelland.

SEU RESULTADO

Transponha a pontuação que você deu a cada afirmação inserindo-a na coluna correspondente.
Certifique-se de que você está transferindo cada pontuação para a coluna certa.

Realização Relacionamento Poder

4__________ 2__________ 1__________
5__________ 6__________ 3__________
7__________ 8__________ 9__________
11__________ 12__________ 10__________
15__________ 13__________ 14__________
TOTAL _______ _______ _______

A coluna de maior pontuação indica o seu perfil predominante e o que mais motiva você.

Veja o significado das três características

Estudos realizados por David McClelland, da Universidade de Harvard, revelam que são três os padrões motivacionais relacionados às necessidades e desejos das pessoas dentro das organizações: realização, relacionamento e poder. Veja abaixo as características de cada um.

Pessoas motivadas por realização:

– Assumem responsabilidade pessoal por suas ações
– Gostam de tomar iniciativa
– Estabelecem metas elevadas, porém realistas
– Procuram realizar o melhor desempenho possível
– Gostam de fazer as coisas de maneira criativa e inovadora
– Gostam de receber feedback para melhorar seu desempenho
– São competitivas
– Assumem riscos moderados (nem fáceis demais ou difíceis demais)

Pessoas motivadas por relacionamento:

– Dão mais importância às pessoas do que às tarefas
– Procuram amizade e aprovação das pessoas
– Desejam relações próximas e amigáveis
– São mais produtivas quando trabalham com outras pessoas num ambiente de cooperação
– Preocupam-se com o bem-estar da equipe
– Interessam-se em resolver conflitos de forma amigável
– Têm empatia com as pessoas e procuram fazer com que os indivíduos gostem delas

Pessoas motivadas por poder:

– Procuram exercer influência e controle sobre os outros
– Gostam de impressionar e provocar impacto
– Gostam de ocupar posições de liderança e comando
– São competitivas
– Apreciam prestígio e status
– Assumem riscos elevados
– Sabem persuadir e influenciar as pessoas

A propósito, estou organizando alguns eventos para ajudar empresários a fazer crescer as suas empresas em 2017.

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Até a próxima!

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