CLAUDIO NASAJON

A sua chefia imediata tem mais influência do que qualquer outro item no sucesso ou fracasso de sua carreira. Por isso sempre vale à pena investir na construção de um bom relacionamento.

Eis algumas dicas que podem ajudar:

Fique próximo. Mesmo se você tiver autonomia, resista à tentação de isolar-se. Procure encontrar-se regularmente com sua chefia e mantenha-a informada do que vem fazendo. Compartilhar resultados com frequência e pedir opiniões ou conselhos sobre as questões que você está enfrentando no momento é um excelente caminho para construir um relacionamento de confiança.

Quando conversar com a sua chefia, concentre-se nos itens mais importantes em vez de listar todos os itens do seu trabalho. Discuta não mais do que três assuntos em cada reunião e dê preferência às coisas onde uma opinião pode ser útil para encontrar o melhor caminho. Lembre: ao pedir sinceramente uma opinião e escutá-la, você fortalece muito mais o relacionamento do que fazendo tudo sozinho e depois apresentando apenas o resultado final.

Alinhe as expectativas frequentemente. Desde o início, nas reuniões onde os trabalhos são definidos, procure esclarecer as expectativas de todos os envolvidos e depois, ao longo do trabalho, não se esqueça de fazer alinhamentos regularmente para ter certeza de que estão todos sintonizados. Isso evita criar frustrações e reduz o estresse. A maioria dos problemas ocorrem porque cada um tem expectativas diferentes.

Ao investir no relacionamento com seus chefes, você tende a fortalecer as bases para uma carreira bem-sucedida baseada, não apenas pelas realizações e conquistas, mas principalmente, na confiança e no respeito às suas atitudes.

Claudio Nasajon
Baseado no livro “The First 90 Days” de Michael Watkins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *