CLAUDIO NASAJON

A cultura de uma empresa, normalmente, é difícil de definir e mais ainda, de construir. Criar manuais de operação e guias de comportamento é fácil, mas fazer com que sejam seguidos, ou melhor, definir COMO serão seguidos, é outra guerra.

Veja o que acontece com as leis de trânsito. O código escrito é essencialmente o mesmo em quase todo o mundo, no entanto, os motoristas se comportam de forma diferente no Rio, em Porto Alegre e em Lisboa.

A cultura é construída usando símbolos e contando histórias. O funcionário que desceu do ônibus para ajudar o cliente que não conseguia carregar a sacola, o empresário que cedeu seu próprio carro para substituir o veículo da empresa e por aí vai.

A cultura da sua empresa deve ser forte e correta.

Ao difundir essas histórias, cunhamos a forma como as pessoas devem se comportar, ou seja, quais são as normas não escritas que elas devem seguir.

Se quiser mais dicas sobre como sair da crise e fazer a sua empresa crescer, inscreva-se aqui no meu site.

 

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Até a próxima!

 

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