Claudio Nasajon

Descontos nem sempre vão beneficiar seu negócio

Oferecer descontos aos consumidores é uma estratégia adotada pela maioria dos estabelecimentos para atrair clientes, mas nem sempre é uma boa solução.

Durante muito tempo, as sócias do Mundo de Oz, uma confecção de São Paulo, por exemplo, acreditaram que dar um descontinho para fechar a venda era algo normal e até necessário. Só que elas perceberam que esses descontinhos estavam criando uma espécie de vício que impedia de cobrar o preço cheio, porque depois que você dá o desconto fica difícil convencer o cliente a pagar mais na próxima compra.

Foi aí que as sócias Fabiana e Paula elaboram uma lista de alternativas para oferecer aos clientes que queriam pagar menos. Opções como a troca do tecido por outro mais barato, aumento do volume para baratear a produção e outros do gênero. O resultado é que o número de vendas com desconto caiu de 30% para menos de 5% – aumentando sensivelmente a margem de rentabilidade do negócio.

Por isso, se para a sua empresa desconto é algo que pesa no orçamento, pense em formas alternativas de negociar esse valor e evite a todo custo a redução de preços caso a caso.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVERSA EMPRESARIAL

Toda quarta-feira, às 12:34h (BRT)

Conversa online AO VIVO com Claudio Nasajon

Venha compartilhar experiências e encontrar soluções para aplicar no seu próprio negócio.

inscreva-se

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail e SMS, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube