CLAUDIO NASAJON

Olá! Muitos empresários não gostam de receber críticas de funcionários. Mas, por mais que pareça loucura, meu conselho é que você não só aceite, como peça incansavelmente essas críticas.

O maior erro dos líderes é misturar as emoções pessoais com as ações profissionais. Os funcionários de hoje, principalmente os mais jovens, questionam bastante as decisões e atitudes dos chefes e isso é bom.

Saber ouvir críticas dos colaboradores de forma madura, construtiva traz resultado direto no relacionamento da equipe e favorece o crescimento da empresa.

Por outro lado, quando alguém ignora reclamações e reflete críticas, reduz a motivação e molda funcionários que não agregam valor na organização, apenas fazem o que são instruídos a fazer.

Às vezes, aquele colaborador que reclama está sendo somente o porta-voz corajoso da equipe inteira. E, além do mais, é melhor que ele fale na sua frente do que organizar um complô, prejudicando o ambiente de trabalho.

As organizações têm mais chances de crescer quando possuem funcionários com senso crítico. Por isso, insisto: escute o que eles tem a lhe dizer.

3 Responses

  1. Caro Cláudio,

    Este seu artigo deveria ser lei! Os gestores deveriam ter uma consciência maior sobre ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Os funcionários de hoje em dia estão bem mais opinativos, mas nem todos os chefes atuais são "auditivos". Muitos ainda ignoram a voz dos empregados, se achando os donos da verdade, e perdem uma ótima oportunidade de melhorar.

    Abraços e sucesso!

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