CLAUDIO NASAJON

gestão de pessoasOlá!

Um erro comum nas empresas que perseguem a inovação sobre gestão de pessoas é querer que os colaboradores assumam riscos e ao mesmo tempo, punam as falhas.

Entenda: inovar significa testar novos caminhos. Os testes não dão sempre certo. A gente erra de vez em quando. Aliás, erra bem mais do que acerta. Então, se a organização quiser inventar algo novo de vez em quando para se destacar da concorrência, precisa ter estômago para falhar nas tentativas.

Estabeleça uma disciplina

Mas cuidado: precisa estabelecer uma certa disciplina nas tentativas. O pior que pode acontecer é insistir num erro. Não há problema algum em testar um novo caminho e pisar num buraco, o que não pode é se enterrar nele. Na minha empresa, por exemplo, se um novo projeto de inovação não tiver um resultado minimamente positivo em 3 meses, a gente parte para outro.

Por isso, minha recomendação é inovar sempre em pequenas porções. Faça projetos de pequeno porte que possam dar resultado em 3 a 6 meses. Se não sentir o cheiro do sucesso, mude a direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *