CLAUDIO NASAJON

Por Andrea Teixeira
Gestora de Marketing de Relacionamento no Instituto CRIE – Centro de Relacionamento da Inovação e do Empreendedorismo.

Em um mercado caracterizado pela concorrência feroz é importante se diferenciar. Para fazer isso, existem várias ferramentas e técnicas voltadas para a introdução de um produto no mercado e que são utilizadas no desenvolvimento dos PDV, para AÇÃO DE COMPRA E VENDA. Tais técnicas são conhecidas através do Marketing Sensorial/Experiencial, que traz respostas às necessidades da criação de valor percebido e de diferenciação competitiva.

Para destacar as estratégias de Marketing baseada na condição ‘irracional’ – emoção e auto realização através do ato de compra – descrevo como os 5 sentidos podem criar dimensões em vários componentes do Marketing no PDV.

Visão: entra na gestão do reconhecimento imediato.
A visão é o sentido mais solicitado pelo marketing, porque 80% das informações que o cliente recebe vêm na forma visual. Ou seja, uma melhor combinação eficiente entre imagens, cores e formas é condição fundamental para retenção de atenção do cliente.

Audição: atua na condução do ritmo que deseja empregar ao tipo comércio.
A audição colabora com a criação da atmosfera rítmica a ser considerada no PDV. Ou seja, ela dá o tom do comando ‘irracional’ da compra. Além desta condução, há também a formatação de um estilo cultural do ambiente, de acordo com o som que ali se apresenta.

Olfato: consiste na criação de uma memória de longo prazo (lembranças).
O olfato é um fator muito relevante na hora da compra. Sem a satisfação deste sentido, ou mesmo sem a geração de um reconhecimento agradável, o somatório da experiência dos outros 4 sentidos tende a perder o efeito desejado. Atualmente, a Nanotecnologia atua na criação de essências e produtos cada vez mais inovadores, para satisfação deste sentido.

Tato: tocar o que os olhos desejam e o nariz autoriza.
Sem tocar, apalpar, sentar, pisar e deitar, escolher a melhor opção seria impossível para um consumidor mais exigente.

Paladar: ao gosto do freguês.
É um quesito bem antigo no PDV, adotado há milhares de anos por vários segmentos. A degustação, ou mesmo a cortesia do “bem oferecer”, é uma tática que pode ser estabelecida em qualquer tipo de comércio, através de serviços básicos, como oferecer cafezinhos, chás e balinhas.

2 Responses

  1. Conhecendo a Andrea Teixeira como conheço, seus estudos sobre como trabalhar com êxito a divulgação e promoção de produtos nos pontos de venda são pertinentes. Ela fala com bastante propriedade quando o assunto é utilizar táticas sensoriais, pois são fatores decisórios nas escolhas do consumidor ao adquirir um produto nesses ambientes. Posso citar como exemplo disso o turismo rural que explora muito bem esses sentidos, o cenário natural das paisagens, o aroma da gastronomia e da flora, práticas esportivas e passeios, o som dos pássaros, enfim, tudo junto criando uma atmosfera bucólica que nos remete à lembranças boas do passado. Muito bom seu texto, Andrea. Valeu.

  2. Parabéns Professora Andrea! Lendo seu artigo, muito bem elaborado e fidedigno, é possível perceber, que ele por si só, leva-nos a sentirmos naturalmente, o fluir prazeroso dos 5 sentidos. Isto expressa, a confiabilidade que você nos transmite a partir dos seus escritos, reflexo, também, da sua subjetividade e inteireza no que você constrói.

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