CLAUDIO NASAJON

Muitas empresas estão demitindo para se proteger da tal crise econômica e isso é genuíno, já que os salários são custos fixos e, normalmente, bastante pesados no orçamento das organizações.

O problema é que ao demitir, cria-se um círculo vicioso que pode levar à morte. Menos gente significa menos produção ou menos qualidade, o que leva a menos vendas e a mais demissões.

Por isso, NUNCA demita simplesmente para reduzir custos, porque isso, no longo prazo, pode afundar a sua empresa para além do ponto de recuperação. A Avon, por exemplo, conseguiu reduzir custos sem demitir ninguém. 

Você pode aproveitar a crise para demitir as pessoas menos produtivas, considerando que irá substituí-las por outras, ou pode demitir para incorporar novas tecnologias ou, ainda, para reestruturar processos, mas em qualquer caso, as demissões devem vir acompanhadas de um plano de reestruturação.

Você pode também evitar demissões reaproveitando recursos.

Se quiser mais dicas mais sobre como sair da crise e conquistar mais clientes, inscreva-se aqui no meu site.

 

[maxbutton id=”8″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Até a próxima!