Organização para definir prioridades

Quando recebemos convites para reuniões que não podemos ou não queremos aceitar, é importante tomar alguns cuidados para não queimar pontes.

Pergunte se pode recomendar outra pessoa no seu lugar. Se puder, invista algum esforço para encontrar alguém adequado e faça pessoalmente o convite para facilitar.

Outra alternativa é mandar a sua contribuição com antecedência. Tente colaborar com material de apoio ou escreva o seu parecer sobre os assuntos da reunião.

Finalmente, se algumas partes da agenda não se aplicam a você, pergunte se pode participar apenas das partes que se aplicam. Normalmente funciona e todos ganham com o aumento da produtividade.

Você sabe definir as suas prioridades?

Às vezes tudo parece ser urgente e precisar de prioridade. Mas calma! Não é bem assim.
Organização é o fator mais importante para definir as suas prioridades. A partir daí, coloque prazos. O que tem menos prazo para ser concluído, é mais urgente. O que pode levar mais tempo, cai por último na lista de urgências… e assim por diante.

Não esqueça de traçar objetivos, para que não haja aquela dúvida “essa tarefa é importante mesmo?”. Se estiver dentro dos seus objetivos traçados, sim, é importante. Se não, cai por último na lista.

Você também pode delegar as tarefas menos prioritárias. Se não é algo de extrema urgência que só você pode fazer, por que não delegar para outra pessoa a tarefa? Assim você ganha tempo para fazer o que está no topo da lista.

E por último, saiba recusar e não acumule tarefas. Analise a sua agenda, seus compromissos e funções antes de aceitar uma nova. Tente negociar o prazo, a própria tarefa ou então recuse. Acumular não é o caminho e, mais uma vez, reforço o quão importante é ter organização.

 

Se quiser se aprofundar, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável. 

 

Quer mais dicas como esta?

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.

Comentários

comentários

Ganhe investindo em startups

Empresas podem dar retornos bem superiores aos do mercado financeiro, mas é preciso saber identificar oportunidades. A partir de R$ 10mil é possível investir em negócios que, no meu caso, deram retorno de 10x, 20x e até 64x. Para conhecer o método, inscreva-se em Investidor10x.com

Aprenda a fazer animações digitais em 6 meses

Programa inclui:

  • Criação de avatares personalizados
  • Animação e sincronização labial
  • Apresentações de “quadro branco”

Para concorrer a uma bolsa integral, inscreva-se em Nasajon Educacional

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube