CLAUDIO NASAJON

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Uma das maneiras de identificar profissionais talentosos é fazendo entrevistas.

Mesmo assim muitos gerentes estabelecem um relacionamento formal demais com os candidatos o que, além de deixá-los nervosos, tende a fazer com que eles escondam os seus pontos fracos.

Por isso, procure criar um ambiente amigável e informal nas suas entrevistas. Deixando o candidato mais à vontade, assim você pode reconhecer, mais facilmente, o seu estilo profissional.

Faça perguntas como, por exemplo, qual é seu esporte favorito ou o que gosta de fazer nas horas vagas, é possível saber se a pessoa gosta de trabalhar em equipe ou se valoriza mais o trabalho individual.

Deixando os candidatos mais relaxados durante as entrevistas, você tem a oportunidade de perceber melhor suas as habilidades, aumentando a eficiência da seleção e, conseqüentemente, a produtividade da sua empresa.

2 Responses

  1. Olá Claúdio !

    Neste caso vc cita a postura do gerente em relação ao candidato, agora tenho uma dúvida, como o gerente deve se comportar diante de um presidente de uma empresa ? quais os pontos que devem ser citados para obter êxito ? Vc acha que a aparência nova pesa para assumir um cargo de diretoria ? este cenário muito me interessa, poderia mais uma vez me auxiliar com sua ampla experiência ? obrigado e abraços a todos..

  2. Wander,
    A relação entre gerente e Presidente é semelhante à da faxineira com o faxineiro-chefe, ou seja, há uma hierarquia a ser seguida, e cada um tem uma função na máquina empresarial, mas o conceito é essencialmente o mesmo: é preciso haver respeito mas não submissão. Se um gerente discorda da opinião do Presidente, deve colocar essa discordância de forma clara, objetiva e segura. Neste caso, é importante embasar SEMPRE a opinião com fatos, tendências, estatítsicas e não em “achismos”. Quando um subalterno defende uma posição “contrária” mas o faz com a força de fatos, estudos, pesquisas e outras fontes de informação crível, acaba ganhando pontos na contabilidade da confiança empresarial e, no longo prazo, tende a ser melhor sucedido do que aqueles que sempre são da “situação” e nada aportam de novo às discussões.

    Quanto à aparência, a minha resposta é muito simples: SIM. Pesa, e pesa muito. E pesa não só para assumir um cargo de diretoria, mas para conquistar a simpatia de clientes, para chama a atenção de uma garota ou para ser melhor atendido numa quitanda. A aparência é a UNICA fonte de informação de quem não te conhece… e como diz o ditado, não há segunda chance para causar uma boa primeira impressão. A sabedoria popular diz, ostensivamente, que “não basta ser (a mulher de César) é preciso parecer (ter virtudes)”. Boa semana!
    Claudio

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