Use gravações para aperfeiçoar-se

ouça esta dica

Uma das formas mais eficientes, e ao mesmo tempo menos traumáticas, de aumentar a produtividade dos funcionários é permitir que eles mesmos analisem o seu desempenho e identifiquem como melhorá-lo.

Para isso, disponibilize câmeras de vídeo ou gravadores de áudio e peça às pessoas que gravem a si mesmas durante a realização dos trabalhos. Estabeleça um período para a tarefa, mas, para deixá-las à vontade, permita que elas escolham o momento mais conveniente.

Depois da gravacão, peça que se juntem em duplas ou grupos de três pessoas, para analisar os resultados uns dos outros, para apresentar as suas conclusões.

Você não precisa participar do processo. Eles mesmos devem analisar o próprio desempenho e reconhecer as formas de melhorá-lo.

Assim, você permite que as pessoas reconheçam suas fraquezas sem ferir a sua auto-estima, aumentando a eficiência dos treinamentos e a produtividade da sua empresa.

Você conhece alguma forma inovadora para aperfeiçoar funcionários? Participe, deixe seu comentário!

Comentários

comentários

4 Comments

  1. Wander's Gravatar Wander
    10 de setembro de 2008    

    Olá Claúdio , boa noite ! É bem bacana esta técnica de gravação, eu mesmo a utilizo em cursos que realizo e depois ouço novamente no nosso trânsito, que alias não é pouco, mas vou admitir que não gosto de ouvir minha voz, me incomoda, mas procuro até aproveitar este momento e melhorar minha fala, ja que estou ouvindo !!rs. Eu uso uma dinâmica em meus treinamentos que até agora me deu bons resultados, não é fácil mas bem realizado traz bons resultados, é assim, eu formo duplas, que geralmente são pessoas que não tem muita afinidade no ambiente de trabalho, e dou a elas uma atividade, onde elas terão de vender um produto, para o outro grupo ( que também não tem afinidade ), e apresentar diferenciais, qualidades, depertar o interesse, agregar valor, enfim, VENDER, é curioso que neste momento da dinâmica as duplas se olham daquele jeito, pensando, como vou fazer isto agora ? ainda mais com quem ? ( pensando no seu companheiro ), bem a bomba vem em seguida, qdo anuncio que o produto a ser vendido é o seu companheiro e vice-versa… nessa hora quebrasse todo o gelo do ambiente com muitas risadas, e a partir deste momento descontraído dou iniciou a dinâmica. É bem interessante, pois o intuito é ambos olharem somente os pontos positivos do ” produto ” e mostrar o qto o seu produto é bom, e não como ele mesmo imaginava ou muitas vezes reclamava para o gestor, posso afirmar que o time se uniu muito e realizei diversas vezes até conseguir uma equipe nivelada, integrada e principalmente unida, alias sempre digo nossos concorrentes estão lá fora e não ao nosso lado.

    Há detalhe a dupla que conseguiu fechar o negócio ganhou um almoço numa churrascaria, com o companheiro claro.

    Espero ter contribuido com um pouco de minha experiência.

    Abraços a todos

  2. Fabiano Amorim's Gravatar Fabiano Amorim
    11 de setembro de 2008    

    OI Cláudio,

    Eu tive a iniciativa de fazer essas gravações em áudio periodicamente, mas uma coisa aconteceu.

    Iniciei as gravações diariamente, depois elas acabaram se tornando de 3 em 3 dias, depois semanais e hoje estão praticamente mensais.

    Vejo que essas gravações são importantíssimas, para avaliar o nosso desempenho, porém essas gravações devem ser sempre feitas. Por falar nisso, já era para eu ter feito a gravação deste mês, estou atrasado. Eu preciso fazer isso sempre, por que se eu deixar de fazer isso várias vezes, eu acabo abandonando.

  3. Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
    12 de setembro de 2008    

    Wander,
    Veja como os benefícios vem de onde menos esperamos… e você não tem idéia do valor que tem essa “união” entre as pessoas, que segundo você foi gerada pela dinâmica de ouvir as gravações. No nosso caso, para exemplificar, a Nasajon foi destaque na categoria “camaradagem” (primeiro lugar da categoria, entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro, segundo a revista Época/GPTW).

    Conclusão – tem mais é que incentivar as pessoas a se auto-avaliar constantemente.

    Um abraço,

    Claudio

  4. Claudio Nasajon's Gravatar Claudio Nasajon
    12 de setembro de 2008    

    Fabiano,

    Gravações diárias, ou de três em três dias, realmente vão te cansar… acho que se você pegar uma tarde de três em três meses para fazer essa auto-avaliação (ou avaliação em grupo, se for o caso), é bastante mais produtivo pois terá a atenção integral para a dinâmica. As coisas que se tornam rotina acabam gerando perda de interesse. Conclusão – veja pelo lado positivo, aproveite a oportunidade e mantenha, mas MANTENHA, a periodicidade trimestral para as avaliações.

    Um abraço,

    Claudio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Torne a sua empresa vendável

Os 5 passos que empresários escravizados pelas suas empresas estão usando para fazer crescer os seus negócios, ter mais tempo livre e construir empresas vendáveis.

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube