CLAUDIO NASAJON


Ontem mesmo eu comentei que oferecer amostras gratuitas do seu produto ou serviço é uma ótima forma de deixá-los com gostinho de quero mais.

Só que uma amostra grátis do seu serviço ou produto deve ser bem planejada, porque depois que você passar a cobrar, qualquer centavo será caro demais se comparado à facilidade de não se pagar nada.

Para determinados tipos de produto como comidas, biscoitos, shampoo, creme de hidratar e perfume isso se torna simples, porque basta distribuir o produto em uma embalagem menor e econômica, mas quando falamos de software, por exemplo, fica mais complicado.

Geralmente, o software é oferecido gratuitamente por um mês e depois quando você quer cobrar, os clientes reclamam.

A saída é que este serviço gratuito seja oferecido com menos vantagens e ferramentas do que o serviço pago. É o que acontece com o Skype, por exemplo, onde dois usuários podem conversar à vontade pela internet sem custo, mas se quiserem utilizar o software para fazerem uma ligação real para um telefone fixo precisam pagar por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *