Às vezes falo com empresários que reclamam de seus vendedores porque eles gastam muito tempo buscando novos clientes e não cuidam bem dos que já têm.
Isso normalmente reflete uma falta de alinhamento entre objetivos e incentivos. Se você quer que o vendedor se relacione com clientes antigos, mas só recompensa vendas a clientes novos, não espere mágica.
Os incentivos criados pela empresa precisam estar alinhados com o comportamento que se quer do vendedor
Funcionários precisam ser recompensados pelos seus esforços e não só com dinheiro, mas também com reconhecimento, benefícios e conquistas pessoais.
Ideias de incentivos
- Invista em cursos que possam agregar valor profissionalmente aos melhores funcionários. Cursos de extensão, pós-graduações, treinamentos, entre outros.
- Dê mais horas de almoço ou simplesmente pague pelo almoço de quem atingir os melhores resultados. Com acompanhante, com algum colega, com os chefes… enfim, um momento de descontração é sempre uma boa recompensa.
- Dê presentes ou brindes que beneficiem o funcionário de alguma forma. Com certeza um contador ficaria muito feliz de ganhar uma calculadora financeira nova!
- Dê um dia extra de folga e deixe que o próprio funcionário escolha o melhor dia. Relaxar um pouco melhora o desempenho!
Se quiser se aprofundar neste assunto, conheça o relatório Gestão de Valor, no qual publico roteiros detalhados para tornar a sua empresa mais rentável e autogerenciável.
[maxbutton id=”7″]
Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.