CLAUDIO NASAJON

document-and-post-it-simple-icon_280-13686337223611Olá!

Muitas empresas cometem o erro de não documentar tarefas e projetos. Em vez disso, deixam experiências e conhecimentos nas mãos de funcionários que um dia mudam de emprego ou simplesmente se aposentam.

No início pode até parecer cansativo, mas minha recomendação é você criar guias que documentem o passo a passo de cada atividade. Certamente haverá resistência por parte dos funcionários, mas se você definir incentivos alinhados a essa tarefa, pode fazer o caminho mais fácil. Isso permitirá que os funcionários possam ser promovidos, por exemplo, e que os novos não tenham que começar do zero. É uma questão de segurança para a organização.

Em algumas empresas, os funcionários só podem ser promovidos depois que capacitarem outro colaborador para servirem como sucessores, por exemplo.

Agora se você é funcionário, o guia tem a vantagem de liberar você de ter que treinar colegas quando surgir uma oportunidade. E mais, se você souber documentar bem as suas tarefas, isso pode proporcionar a chance de ser transferido para setores mais críticos, valorizando a sua posição na organização.

Se quiser conhecer mais sobre gestão empresarial, convido você a ler o livro que estou prestes a lançar: 101 dicas de gestão empresarial. Terei prazer em enviar gratuitamente um exemplar da versão eletrônica assim que publicar. Basta se cadastrar no meu site.

Até a próxima!

One Response

  1. Pingback: Gestão da inovação corporativa usando concursos internos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *