Mentoria de negócios

    A importância de documentar processos

    document-and-post-it-simple-icon_280-13686337223611Olá!

    Muitas empresas cometem o erro de não documentar tarefas e projetos. Em vez disso, deixam experiências e conhecimentos nas mãos de funcionários que um dia mudam de emprego ou simplesmente se aposentam.

    No início pode até parecer cansativo, mas minha recomendação é você criar guias que documentem o passo a passo de cada atividade. Certamente haverá resistência por parte dos funcionários, mas se você definir incentivos alinhados a essa tarefa, pode fazer o caminho mais fácil. Isso permitirá que os funcionários possam ser promovidos, por exemplo, e que os novos não tenham que começar do zero. É uma questão de segurança para a organização.

    Em algumas empresas, os funcionários só podem ser promovidos depois que capacitarem outro colaborador para servirem como sucessores, por exemplo.

    Agora se você é funcionário, o guia tem a vantagem de liberar você de ter que treinar colegas quando surgir uma oportunidade. E mais, se você souber documentar bem as suas tarefas, isso pode proporcionar a chance de ser transferido para setores mais críticos, valorizando a sua posição na organização.

    Se quiser conhecer mais sobre gestão empresarial, convido você a ler o livro que estou prestes a lançar: 101 dicas de gestão empresarial. Terei prazer em enviar gratuitamente um exemplar da versão eletrônica assim que publicar. Basta se cadastrar no meu site.

    Até a próxima!

    Comentários

    comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pílulas de gestão

    Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre negócios, preencha os dados a seguir.

    Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

    Encontro AO VIVO

    Toda quarta-feira, às 21h (BRT)

    Converse online AO VIVO com Claudio Nasajon

    Venha compartilhar experiências e encontrar soluções para aplicar no seu próprio negócio.

    Siga-me no YouTube

    Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

    Siga-me no Facebook