CLAUDIO NASAJON

A maioria das empresas tem o que eu chamo de gente da oposição, pessoas que estão sempre fazendo o papel de advogados do diabo, colocando empecilhos e explicando em detalhes por que tudo vai dar errado.

A questão é que essas pessoas são importantes no time. Se você não as tem, deveria procurá-las, porque elas mostram problemas antes que eles aconteçam.

Por outro lado, se você não souber como lidar com a administração desses opositores, eles podem desmotivar o time e acabar com qualquer projeto. Então, aí vão duas dicas:

A primeira, é entender que essas pessoas quase sempre são bem intencionadas. Elas apontam falhas, porque acham que isso gera valor para o projeto.

A segunda, é ouvir com atenção e dar importância às críticas feitas, mas sempre – sempre – pedir ao resto do grupo que elabore sobre o assunto, busque soluções e sugira alternativas para não deixar o diabo ganhar sempre.

Se quiser mais dicas sobre como sair da crise e fazer a sua empresa crescer, inscreva-se aqui no meu site.

[maxbutton id=”8″]

Por favor, não deixe de colocar o seu comentário abaixo. Dependo dos seus elogios, críticas e sugestões para saber se estou indo no caminho certo.
Até a próxima!