Quer me conhecer melhor?
Minha missão é “inspirar pessoas a desenvolver o seu pleno potencial empreendedor, viver bem e construir um legado significativo“.
Procuro honrar esse objetivo em todas as minhas ações, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional pois acredito que lideramos essencialmente pelo exemplo.
No aspecto pessoal, sou leitor voraz de todos os tipos de leitura, ouvinte eclético de músicas, da clássica ao sertanejo, e corredor meio-maratonista, além de esposo, pai e avô.
No aspecto público, sou Empresário, Professor, Escritor, Investidor e Palestrante, papéis que tornam a minha vida muito dinâmica e cada vez mais divertida.

Sou empresário
Em 1982, aos 19 anos, fundei a Nasajon Sistemas, hoje a 6ª maior empresa de software de gestão do Brasil (IDG) e, desde 2003, um dos melhores lugares para se trabalhar no país (GPTW).
Nela, junto com meu irmão Eduardo e uma maravilhosa equipe com duas centenas de colaboradores, ajudamos organizações de pequeno e médio porte a aumentar a sua produtividade fornecendo-lhes sistemas de gestão que são confiáveis e fáceis de usar.
Nosso diferencial é o atendimento pós-venda – e não é clichê – mais de 98% dos usuários se declaram satisfeitos com a empresa (URA). Somos, com folga, a empresa que melhor atende o consumidor em nosso setor (fontes: Consumidor Moderno, Procon e Reclameaqui).
Como gestor, prezo pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos meus colaboradores. Essa visão fez a Nasajon conquistar várias vezes uma posição entre melhores empresas para se trabalhar no Brasil nas avaliações do Great Place to Work Institute, Época e Info-Exame, entre outras.
Desde 2010 estamos entre as 200 empresas que mais crescem no Brasil (Exame PME) e entre as 10 mais rentáveis do nosso setor (Info-EXAME).
Então, se você tem uma empresa e precisa de software para controlar as suas finanças, estoques, faturamento, cobrança ou se você tem um escritório e precisa sistemas para automatizar a contabilidade, folha de pagamento e escrita fiscal, a Nasajon Sistemas é, definitivamente, uma opção a ser considerada.
Sou cidadão
Acredito que todos nós temos habilidades que podem ser úteis à comunidade. Seja você quem for, ocupe o cargo que ocupar, sempre pode facilitar a vida dos menos favorecidos e ajudar a desenvolver o seu entorno.
Todo prédio precisa de um síndico e penso que aqueles que são mais capazes, deveriam ser voluntários para realizar a administração em benefício dos demais condôminos e de si próprios. Ao desenvolver o condomínio, o síndico também valoriza o seu patrimônio e vive melhor.
A nossa cidade, nosso país e até o nosso planeta, nada mais são do que um “grande condomínio”. Por isso considero uma obrigação ajudar a melhorá-lo.
Nesse contexto, eu exerci cargos voluntários em diversas organizações, das quais destaco a presidência da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação (ASSESPRO-RJ) e do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Também fui, por muitos anos, diretor do Fundo Comunitário Assistencial e Beneficente do Rio de Janeiro e membro do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro.
Sou estudante
Além de investir em inovação, tenho procurado atualizar o meu conhecimento de forma constante e nunca parei de estudar. Após a minha Graduação em Engenharia Mecânica, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, (1984), fiz cursos de pós-graduação e extensão que incluem um Master em Marketing na PUC-Rio (1986), Empreendedorismo na Syaracuse University (1992), Estratégia e Inovação de Negócios na Wharton School of Business (2004) e Fusões e Aquisições no New York Institute of Finance (2009).
Em 2010, realizei um antigo sonho e ingressei na Harvard Business School onde cursei o OPM, uma espécie de MBA com duração de 3 anos para Presidentes de Empresas, no qual me formei em fevereiro de 2013.
Sou escritor
Em 2000, lancei o meu primeiro livro, VENDA-SE, sobre a aplicação de técnicas de vendas e Marketing na sua vida pessoal e profissional. O livro, publicado pela editora Campus-Elsevier, foi Best-Seller e ficou na lista dos mais vendidos da revista EXAME por mais de dois meses.
Nos anos seguintes lancei outras obras, entre as quais destaco REINVENTE-SE e PLANEJE-SE, também pela Editora Campus, “SPED E NF-E, VEM CÁ QUE A GENTE EXPLICA” em cooperação com Eunice Santos, sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e “ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA”, em cooperação com Cesar Salim, meu então colega da PUC-Rio.
A minha mais recente obra foi “SAINDO DA CASCA DO OVO”, também com Cesar Salim, editado pela Publit, que aborda o planejamento da iniciação sexual de adolescentes (esse eu escrevi para os meus filhos, embora um deles jamais o tenha lido).
Sou professor
Durante 13 anos fui professor de Planejamento de Negócios no curso de Empreendedorismo da PUC-Rio, considerada pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) como “a Melhor Universidade Privada do Brasil”, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do continente e referência no ensino de Empreendedorismo.
Essa atividade me levou a conquistar prêmios como o de “melhor didática experiencial” (REE2002) e, mais importante, a ser um canal ativo na transformação de ideias em negócios, levando meus alunos a implementar na prática seus empreendimentos.
Hoje conduzo cursos de desenvolvimento de negócios no programa Startup Legacy e na Nasajon Educacional.
Sou investidor
Desde que fundei a Nasajon Sistemas, tenho dedicado meus esforços a administrar a empresa e fazê-la crescer, mas de alguns anos para cá, muito em função da proximidade com o ambiente acadêmico e empresarial, tenho investido em projetos e empresas nascentes que têm sinergia com meus outros negócios.
Sou membro do Harvard Angels do Brasil, um grupo de investidores-anjo com foco em projetos de alto impacto.
O diferencial do grupo é que além do capital financeiro e da mentoria, naturais desse tipo de investimento, temos um networking composto por centenas de ex-alunos de Harvard, em sua grande maioria pessoas de destaque em suas áreas de atuação, que podem aportar experiências importantes e infraestrutura de negócios aos empreendimentos.
Em 2005, fui um dos investidores-fundadores da Braspag, empresa do setor de ecommerce, posteriormente vendida para o Banco Santos (e depois para a Cielo).
Também participei, como investidor, da fundação da Omnipay, MoIP, Site Blindado, TagShop, Sonho Real, Signasoft e Fábrica de Simulados, só para mencionar algumas.
Se você quer empreender, pode me procurar. Talvez eu possa ajudar. O primeiro passo é enviar um “sumário executivo” da sua ideia ou negócio (uma ou duas páginas). Se houver sinergia com meu momento atual, ligarei para conversar sobre como dar sequência ao projeto.
Sou palestrante
Participo frequentemente de Congressos, Workshops, oficinas e cursos em todo o Brasil. Neles, compartilho meus conhecimentos sobre gestão empresarial e desenvolvimento de carreira. O objetivo é ajudar empreendedores e profissionais a crescer em suas áreas de atuação.
As palestras são essencialmente práticas. O objetivo é mostrar como aplicar conceitos e metodologias que experimentei com sucesso em várias empresas que se tornaram líderes em seus respectivos setores.
Se você quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, ouça minhas dicas de gestão empresarial, todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, às 13:30h e às 23h, na rádio JB FM (99,9 Mhz – Rio de Janeiro) ou no site www.jb.fm.