Uma parceria de sucesso exige perfis complementares

parceria de sucesso - uma simples ideiaEu sempre defendo a importância de ter sócios para compartilhar responsabilidades e tomar decisões de forma mais eficaz. Por outro lado, sociedade é semelhante a casamento. Você precisa ser tolerante para dar certo. Uma parceria de sucesso acontece entre pessoas que têm capacidades e processos de pensamento diferentes.

Para aproveitar os benefícios de uma verdadeira parceria, vocês precisam ter algumas idéias opostas e um conjunto de habilidades diferentes, de preferência, complementares.

Por isso, normalmente é útil definir claramente as expectativas de cada um para não ter problemas. Você pode gostar de dormir até tarde, enquanto seu parceiro prefere madrugar. Você pode querer tudo arrumado e ele gostar da bagunça criativa. Talvez você tenha opiniões fechadas sobre assuntos que ele ou ela aborda de forma mais flexível. Tudo isso não só vale, como é bom, mas precisa ser alinhado.

Stephen Key, autor da série de livros "Uma simples ideia" e articulista da revista Entrepreneur, recomenda algumas estratégias para se encontrar um bom parceiro de negócios. Eu reproduzo a seguir um resumo de algumas delas.

Características de uma parceria de sucesso

Segundo Key, uma parceria de sucesso tem as seguintes características:

  1. Colaborativa.

Para uma parceria para ser bem sucedida cada membro precisa sentir uma sensação de apoio e colaboração com relação aos demais. Quando as parcerias são favoráveis elas geram motivação e esperança.

  1. Gratificante.

Cada membro de uma parceria de sucesso percebe os benefícios de trabalhar junto com os demais. As parcerias de sucesso são baseadas no valor que cada parceiro agrega para a sociedade.

  1. Coesa.

A confiança é uma necessidade básica para uma parceria de sucesso. Todos os parceiros precisam sentir que a relação é colaborativa, leal e sólida. Parcerias de elite são compostas de pessoas que vêem umas às outras como necessárias e mostram respeito mútuo pelas diferenças de cada um.

  1. Aberta.

Uma parceria de sucesso requer parceiros que estejam consistentemente em sintonia com o que está acontecendo dentro e fora do relacionamento. Todos os membros entendem o contexto dos demais não só no aspecto profissional, mas também no familiar, pessoal etc. Para isso é necessária uma certa intimidade, para gerar abertura da relação para além dos assuntos de trabalho.

  1. Protetora.

Uma parceria de sucesso prospera quando os membros se sentem protegidos dentro do grupo. Cada membro tem conhecimento de que qualquer ameaça para a segurança de sua parceria prejudica o progresso. Por isso, a insegurança deve ser abordada de forma aberta e transparente, para que as alterações apropriadas possam ser postas em prática.

  1. Desafiora.

Uma parceria de sucesso promove a concorrência e recompensa a realização. Parcerias que são competitivas agregam elementos de diversão e camaradagem no relacionamento. Este clima competitivo cria o desejo de cada membro de provar o seu valor à medida que a parceria se desenvolve e se torna mais forte.

  1. Catalisadora.

Parcerias excepcionais agem como um catalisadoras para cada membro crescer e ter sucesso. A parceria de sucesso dá espaço para cada membro gerar suas próprias idéias inovadoras. Sempre que uma parceria suprime a energia criativa dos seus membros e é rígida, ela mata o espírito de inovação. É por isso que se diz que estruturas rígidas colapsam primeiro. Onde quer que a criatividade floresça, deve haver flexibilidade.

  1. Moral.

É essencial que cada parceiro esteja conectado com o estado emocional dos demais e sempre procure elevar-lo. Uma parceria de sucesso cria um ambiente moralmente positivo.

  1. Clara.

Uma parceria de sucesso entende que uma única pessoa tóxica pode destruir toda a relação. Com bom julgamento e tomada de decisão rápida, colaboradores eficazes devem eliminar os elos fracos.

  1. Útil.

As parcerias de sucesso são baseadas em serviço, em utilidade, não em egoísmo. Nenhuma pessoa faz todo o trabalho, nem prospera se qualquer um dos membros buscar mais reconhecimento do que os outros.

Encontre o seu parceiro ideial

Em uma parceria de sucesso, há um compromisso incessante com a igualdade, diversidade e flexibilidade.

A colaboração é construída sobre comunicação aberta e honesta, interação direta e consistente, oferecendo também um tempo individual para pensar sobre as coisas.

Numa parceria de sucesso, cada pessoa compreende o seu papel na relação dinâmica e cada um faz o que sabe e gosta para ser bem sucedido.

Finalmene, uma parceria de sucesso é composta de indivíduos fortes que sustentam uma relação de colaboração e dinâmica coletiva, onde todos estão se esforçando para o sucesso compartilhado.

Até a próxima.

Claudio Nasajon

Livro recomendado: Uma simples ideia, de Stephen Key, à venda na Amazon.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como aumentar a fidelidade, reduzir a evasão e fortalecer a relação com os seus clientes

Apresentação Online AO VIVO

Dia 25 de set, 3ª feira, às 20h

Pílulas de Gestão

Para receber gratuitamente, por e-mail, vídeos, artigos e dicas sobre empreendedorismo e gestão empresarial, preencha os dados a seguir.

Sou contra SPAM! Seus dados estão seguros comigo.

Podcast “Gestão Empresarial” no iTunes

Quanto vale a sua empresa? Faça este teste e descubra!

Teste de estresse

Conheça o seu nível de estresse clicando na imagem abaixo e respondendo a algumas poucas perguntas.

Teste de autismo

Conheça a relação entre as suas habilidades técnicas e capacidade de socialização com este breve teste de QA (Coeficiente de Autismo).

Siga-me no Facebook

Siga-me no YouTube