Esse é um canal aberto com seu cliente. Por isso, é importante que você sempre responda de forma rápida, objetiva e profissional. Se você é um faz-tudo, reserve uma parte do dia para ler e responder as mensagens de clientes e fornecedores. Já se a sua organização é de maior porte, pense em contratar alguém para fazer o trabalho. Na minha empresa comecei com uma estagiária de jornalismo, e hoje temos oito pessoas trabalhando na comunicação, tamanho o resultado que essas ações dão para a imagem da empresa.
Além disso, procure analisar o teor das mensagens. Se são reclamações, reivindicações, críticas e sugestões, além de ser respondidas, elas devem gerar feedback para os setores responsáveis para melhorar continuamente seus produtos e serviços.
Outra recomendação é evitar e-mails automáticos ou repetidos. Use o nome do Cliente no vocativo (Senhor Tavares, Prezado Tavares, ou apenas, Tavares) e mencione no texto o assunto da solicitação. O cliente ficará mais satisfeito se souber que a empresa o trata como indivíduo.
Dedicando atenção aos e-mails você cria um canal efetivo de comunicação com seus clientes, aumentando a produtividade da sua empresa.