Olá! É importante dar atenção ao seu público interno e valorizar as suas atividades. Veja, embora os clientes, público externo, seja quem paga, são os funcionários, o público interno, quem sustenta o negócio prestando os serviços. Por isso, de tempos em tempos, crie eventos que deixem seus colaboradores motivados.
A Starbucks, por exemplo, fez um movimento simples para seu público interno que o deixou animadíssimo. Ela convidou funcionários para contar um pouco do seu dia a dia de trabalho a audiências online. A iniciativa procura demonstrar transparência e comprometimento da empresa com a comunidade.
Funcionou assim: quem trabalha na rede, pôde fazer upload de um vídeo de até 2 minutos em um site. Esses vídeos serão divulgados no dia 30 de novembro e abertos para votação dos favoritos.
O movimento gerou animação nos funcionários e também nos clientes, que ficaram ansiosos para conhecer o dia a dia de quem trabalha na Starbucks.
E você? O que você pode fazer para deixar seus funcionários motivados e comprometidos com a sua empresa?
Stella,Depende do chefe… e do funcionario. Minha empresa tem 170 funcionarios e, embora nem todos se comportem como clientes, uma boa parte deles se sente comprometida com o que faz, o que nos tem levado a ganhar premio atras de premio no setor de ambiente empresarial e gestao de pessoas. Estam semana emplacamos, pela terceira vez, como um dos 100 melhores fornecedores de RH do pais. Ha outras empresas grandes, como a propria Google, por exemplo, que tambem seguem o conceito de "respeito ao publico interno". E ha empresas pequenas, especialmente as da area de tecnologia, ou criadas por pessoas mais esclarecidas, que tambem pensam assim. Agora… concordo que nao sao todos. Ha os que tratam funcionarios como escravos, e exigem que se comportem como socios quando nao recebem nada alem de um salario fixo (normalmente baixo). Neste caso fica a pergunta se voce esta no emprego certo…Um abraco,Claudio Nasajon
Bom dia , acabei de ouvi-lo na rádio. Achei interessantissima a materia, porém o conceito de que funcionário também é cliente , não entra na cabeça dos chefes.é dificílimo!!!