Aproveitar as datas comemorativas para ações promocionais é uma forma de fazer o que se chama de “marketing de oportunidade” e costuma ser uma opção interessante para divulgar a marca das empresas.

Veja como o pessoal se mobilizou para o Carnaval, por exemplo:

A Tim patrocinou os ensaios da Mangueira, escola de samba do Rio e aproveitou para garantir um estande que vende chips de celular na quadra.

Já o feijão Granfino, patrocina a feijoada da Portela com mais de 300 quilos de arroz, feijão, farinha, óleo e azeite por dia, mas aproveita para espalhar banners pela quadra, divulgando a marca para milhares de pessoas que participam e milhões que acompanham pela TV.

Ou a Grandene, que vai distribuir, num camarote em Salvador, 3 mil pares de sandálias, cujo plástico é 100% reciclável.

Nem todo mundo é grande assim, mas mesmo se você tiver um pequeno negócio, dá para aproveitar as datas especiais e criar produtos ou serviços personalizados. Tem quiosque vendendo fantasia de pedrita para bebê…

E você? Tem alguma história interessante de como personalizar produtos para ocasiões especiais e criar um diferencial competitivo? Deixe seu comentário!