Eu já fiz aqui muitas dicas sobre alternativas para contribuir com o meio ambiente. O fato é que cada dia mais empresas estão se preocupando com o futuro de nosso planeta.

No ramo de Tecnologia da Informação, onde a minha empresa atua, por exemplo, nos últimos dois anos, as iniciativas em relação à sustentabilidade cresceram mais de 500%. Ações para redução do consumo de energia, adoção de ferramentas digitais de gestão, redução do uso de papel e aquisição de produtos com alternativas para descartar o lixo eletrônico são exemplos de atitudes nesse sentido.

Mas hoje quero falar aos consumidores. Muita gente está disposta a pagar um pouco mais para adquirir produtos de fabricantes que estão atentos às questões ambientais. Parabéns a eles. A participação dos consumidores é essencial. Muitas vezes o produto do concorrente está com um preço um pouco maior exatamente porque aquela empresa utiliza produtos sustentáveis, que têm custos mais elevados, mas permitirão que nossos filhos recebam um mundo melhor, não pior, do que aquele que recebemos de nossos pais.

Por isso, peço a você: antes de escolher um produto, procure conhecer mais o fabricante e suas políticas de sustentabilidade para fazer a escolha.