Um boato bem elaborado é capaz de gerar promoções, mas também intrigas e demissões. A famosa “rádio corredor” faz a notícia chegar ao receptor de forma rápida e eficaz, mas de maneira distorcida, ou seja, fora de controle.
Meu conselho é que você evite compartilhar informações sigilosas com seus funcionários antes da hora certa de divulgá-las. E além disso, escolha uma política transparente, tanto em relação ao trabalho, quanto ao relacionamento com os funcionários. Dessa forma, você não dá margem para comentários maliciosos.
Eu costumo recomendar um filme que retrata bem esse assunto, chama-se o Closet. Nele, um funcionário, após ouvir um boato de que será demitido, resolve ele mesmo criar um novo boato, de forma inteligente, dizendo que é homossexual. A partir daí, com medo de ser processada por preconceito e de perder seus clientes, a empresa decide não demitir o empregado.
Esse é o poder de persuasão?O fato é que os boatos não são bons para a empresa. Procure criar canais mais transparentes.
Confira o trailer do filme:
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Tradução: