Olá! O mundo ainda está sofrendo os efeitos da crise econômica. Algumas empresas precisaram demitir funcionários ou diminuir os custos. Outras já encontraram caminhos alternativos para manter seus negócios lucrativos.

Eu sempre falo da importância de explorar um mercado ainda não conhecido, de pensar em estratégias novas, inovar. Sei que não é fácil, mas hoje vou dar um exemplo simples de uma empresa que nem experimentou as dificuldades da crise, porque soube aproveitar as diversidades do mercado.

Trata-se da Topema Cozinhas Profissionais, uma empresa com sede em São Paulo que fornece equipamentos para cozinhas industriais em diferentes nichos, como restaurantes, supermercados, hospitais, açougue. Mesmo com a crise, a Topema investiu na compra de máquinas mais modernas, na contratação de pessoal. Pode parecer loucura em um momento conturbado como este, mas a empresa percebeu que quando um dos mercados que atende está em crise, ela pode se voltar para outros que estão indo bem. Assim, a julgar pelas projeções do primeiro quadrimestre deste ano, a companhia estima crescer 10% e chegar a um faturamento de R$ 40 milhões.

Conclusão: Enquanto alguns se queixam dos problemas, tem medo e demitem pessoal, outros aproveitam para captar mão de obra qualificada e turbinar seus negócios.