Você já ouviu falar da síndrome do impostor? É comum entre empresários e líderes em geral. Trata-se do pensamento persistente e incômodo que nos diz que não merecemos as nossas realizações. 

Se você já se sentiu assim, saiba que não está só. Então eu decidi compartilhar algumas dicas para ajudar a transformar o sentimento de dúvida em algo mais construtivo e produtivo.

A primeira é reformular a dúvida. Em vez de evitar experiências que gerem dúvidas, abrace-as. Desafios são oportunidades de aprender. 

A segunda é ser humilde. Tudo bem não ser a pessoa mais inteligente da sala. Ironicamente, parecemos mais confiantes quando temos a coragem de perguntar sobre o que não sabemos.

E finalmente, a terceira é valorizar o feedback, mesmo quando for crítico. Ninguém gosta de ouvir o que está fazendo de errado, mas essa é a única maneira de crescer. 

Esse é um dos temas que abordo nas minhas mentorias para ajudar empresários e profissionais liberais a desenvolver os seus negócios. Veja os detalhes aqui.