Olá! Você presta atenção nas principais falhas de sua empresa? Mesmo que sejam pequenas, vale a pena tentar consertá-las, porque o resultado pode ser bem lucrativo.
Foi o que fez a empresa paranaense Loriella, por exemplo. No mercado há quatro anos, a empresa fabrica pães de alho pré-assados, servidos, principalmente, em churrascos. Por ser um pão úmido, o produto estragava rapidamente e as perdas da empresa chegavam a 15% da produção.
Para reverter essa situação, a Loriella adotou medidas bem simples. Passou a incluir boas práticas de fabricação como orientar os funcionários sobre higienização das mãos e da bancada onde manipulam os alimentos ou incentivar cuidados com a embalagem do produto. Essas pequenas ações reduziram as perdas em 8%, diminuição significativa em uma produção de 60 mil pacotes por mês.
Por isso, minha recomendação é você estar atento às falhas e procurar formas de revertê-las. Dessa forma, você diminui os riscos e aumenta a produtividade de sua empresa.
Gostou da dica? Deixe seu comentário!
Empresas sempre tem que ter em mente que a organização de seus processos, além de ser uma atitude positiva e simples, pode trazer muitos benefícios.
O ideal é seguir algum conjunto de práticas existente como o PDCA (ciclo de desenvolvimento contínuo) ou o 6 sigma criado pela Motorola, um procedimento para se eliminar defeitos.
Com um pouco de organização pode-se adaptar as atividades a sua realidade.
Parabéns pelo artigo.
Abs,
José Telmo
Obrigado! Bom saber!
adoro seu blog. sempre passo aqui.
obrigada!