Olá! Quando você desenvolver uma estratégia de marketing para conquistar o seu consumidor, lembre que ele é cercado de grupos que influenciam sua escolha durante todo o processo de compra, principalmente a família.

Veja um exemplo simples disso. A mulher mãe de família está preparando um jantar especial para o marido e percebe que falta um dos ingredientes do prato escolhido. Então, ela pede pro marido ir até o mercado comprar o produto que está faltando. Já no mercado, o marido fica indeciso sobre qual marca levar e resolve pedir a opinião de uma senhora que está passando. Ela indica qual é o melhor produto. O marido então volta pra casa e deixa a mulher preocupada porque a marca escolhida nunca foi usada. Mas o jantar sai uma maravilha e a esposa fica satisfeita.

Nesse pequeno exemplo, podemos analisar os papéis de todos os envolvidos. A mulher foi a INICIADORA da compra e a AVALIADORA ao final. Já a senhora foi quem INFLUENCIOU a escolha. O marido foi quem DECIDIU e REALIZOU a compra. Mas ao mesmo tempo, tanto a mulher como o marido, foram os CONSUMIDORES do produto.

Uma pessoa pode ter vários papéis dentro do processo de compra. Por isso é tão importante pesquisar o seu público alvo, levando em consideração não só o consumidor final, mas também os familiares, definindo o papel de cada um na cadeia produtiva.

Gostou deste post? Deixe seu comentário!