Os defensores são aqueles clientes que gostam tanto da marca que, além de serem fiéis, indicam pra todo mundo. O resultado que eles proporcionam vale mais do que a melhor das campanhas publicitárias.

Por isso, uma boa prática é criar facilitadores para esse pessoal influenciar o meio social em que vive, levando seus amigos até a sua marca.

Veja o que fez a Honda, por exemplo. Sabendo da enorme taxa de fidelidade entre os novos e os antigos consumidores, a Honda passou a utilizar o Facebook, que é um site de relacionamentos semelhante ao Orkut, para conectar os apaixonados pela Honda e aqueles que conhecem alguma pessoa que adora um carro da montadora. Sabe como? Ela lançou uma página exclusiva na rede social, agregando sub-páginas de alguns recém lançamentos, como o Honda Insight, Accord Crosstour, Element entre outros. E para tornar a página ainda mais atrativa, os primeiros usuários que participarem mais ativamente dessa grande comunidade social da Honda, postando, comentando e “espalhando” a ferramenta, poderão ser escolhidos para protagonizar as futuras campanhas publicitárias da marca. Não preciso nem dizer que essa página está fazendo sucesso né?

Mire-se nesse exemplo, que é simples e ao mesmo tempo muito poderoso e crie formas de motivar seu público defensor a divulgar a sua marca.