Rio Info 2008. Um grande evento para um pequeno público.

Foram três dias especialmente preparados para quem lida com tecnologia da informação. Palestrantes renomados, entidades de classe e representantes governamentais estiveram presentes num evento voltado especificamente para quem vive no mundo dos negócios de TI no Rio de Janeiro. Contudo, surpreendeu-me a falta de interesse por parte do público carioca. Pude perceber que até mesmo convidados, que não pagaram para participar, não compareceram. Lamentavelmente, essa falta de prestígio só leva a uma espiral negativa para todos. Pouco público gera menos interesse dos expositores, palestrantes e patrocinadores no próximo evento, o que gera menos público, etc.

Como resultado, os eventos acabam indo embora para outros lugares. Cada vez mais eventos, chamam cada vez mais patrocinadores, o que atrai cada vez mais público. A culpa é de quem? Nossa – que não prestigiamos os acontecimentos do setor para torná-los fortes. É como o voto para presidente. Cada cidadão tem um único voto. O sujeito tende a pensar que participar ou não é indiferente, mas afinal, juntando a todos temos dezenas de milhões de votos para eleger o mandatário. Se cada um de nós, empresários, executivos, técnicos da área de TI prestigiássemos este tipo de evento, certamente teríamos um setor mais forte, mais representativo e mais atuante em defesa de nossos próprios interesses.

E você? Tem participado ativamente dos eventos de seu setor de atividade? Do seu condomínio? Da escola do seu filho? Ou tem deixado que “eles” decidam o que fazer?