Todo líder deve ser capaz de criar uma boa estratégia. Isso significa basicamente decidir onde jogar e como ganhar.

No livro “As duas escolhas a fazer na Estratégia”, o autor Roger Martin explica que, ao estabelecer o rumo de um negócio, é necessário decidir o que vai ser feito, mas também o que não vai ser feito. Não se pode ser bom em tudo, é preciso fazer escolhas e cada escolha corresponde a uma renúncia.

Portanto, identifique quais são os seus concorrentes e o que eles fazem bem e não tão bem. Concentre-se em oferecer algo diferente deles, fazendo melhor algumas dessas coisas, mas sabendo que vai precisar fazer outras – digamos – “menos melhor”.

Por exemplo, se o seu concorrente usa a cadeia de suprimentos para que o ciclo de entrega seja mais rápido, não tente competir em velocidade. Em vez disso, concentre-se na experiência do cliente ou na qualidade do produto. Tenha sempre em mente que ir para o mesmo mercado com a mesma estratégia de seus concorrentes é um movimento terrível.

Ouça esta dica!
[podcast]http://www.claudionasajon.com.br/wp-content/uploads/2013/06/03.06.13.mp3[/podcast]