Normalmente é vantajoso dar o primeiro passo em uma negociação de preço: se você é o vendedor, por exemplo, e faz uma oferta maior antes que o comprador, sugira um preço. Isso tende a levar a um contrato significativamente maior do que se o cliente tomar a iniciativa.

E você pode aumentar ainda mais essa vantagem oferecendo um preço quebrado, em vez de um valor arredondado ou do tradicional “vírgula noventa e nove”.

Uma equipe liderada por David D. Loschelder, da Universidade de Saarland, na Alemanha fez um experimento envolvendo os clientes em uma loja de antiguidades. Uma escrivaninha de carvalho oferecida por mil cento e oitenta e cinco euros gerou vendas com preço médio dez por cento MAIOR do que quando a oferta de abertura era de mil e duzentos euros. Ou seja, foi mais eficiente vender por mil cento e oitenta e cinco do que por mil e duzentos.

Em suma: quando precificar as suas ofertas, use valores quebrados!

Falando em preço, esta semana coloquei, na aba de ferramentas aqui do blog, um check-list para formação de preços que pode ajudar a validar as suas ofertas usando esses mesmos conceitos.

Ouça esta dica!
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