CLAUDIO NASAJON

Você já se perguntou alguma vez se a culpa foi sua? Pergunta errada… Na prática, todos os envolvidos sempre têm alguma parcela de responsabilidade no que aconteceu.

Procurar o “culpado” é como buscar a gota d’água que transbordou, sem considerar que todas as outras gotas tiveram a sua parcela de responsabilidade pelo transbordamento.

Imagine que você esteja dirigindo conscientemente, o carro da frente para de repente, você freia bruscamente e o carro de trás bate na sua traseira.

Você descem, tiram fotos, conversam. O de trás pede desculpas e diz que pagará o conserto. Trocam telefones e seguem, cada um no seu caminho. 

Ambos com o carro amassado… 

Você pode dizer que a culpa é do outro, que bateu porque não manteve a distância adequada ou não estava prestando atenção, mas se você tivesse dado mais distância ao carro da frente, poderia ter freado menos bruscamente e talvez o acidente não tivesse ocorrido.

Em outras palavras: mesmo a culpa sendo “do outro” e ele pagando o conserto, o carro ficou amassado e ambos perderam tempo e dinheiro (carro batido, mesmo consertado, vale menos).

Por isso eu defendo que buscar culpados não resolve a questão, é preciso entender qual foi a cadeia de eventos que gerou o problema e agir para melhorar o processo.

Esse é um dos temas que vou abordar no Desafio Empresa Vendável, uma imersão online que conduzirei nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para mostrar a um pequeno grupo de empresários, como duplicar o valor das suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui.

PS: Algumas formas de você ter a minha ajuda para fazer crescer a sua empresa:

1 – Podcast Gestão Empresarial no Spotify e conheça as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM: claudionasajon.com.br/podcast 

2 – Canal no Youtube. Toda semana um novo vídeo com  estratégias de gestão empresarial para você aplicar na sua empresa: claudionasajon.com.br/youtube

3 – Grupo Gestão Empresarial do Telegram para receber análises de mercado e outras informações que ajudarão você a desenvolver as suas estratégias de negócios: claudionasajon.com.br/telegram

4 – Mentoria pessoal. Do planejamento estratégico aos encontros semanais para acompanhamento de resultados, você nunca mais estará só: claudionasajon.com.br/mentoria