CLAUDIO NASAJON

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Hoje em dia é cada vez mais difícil diferenciar-se da concorrência. Todo mundo tem a mesma coisa…

Uma saída interessante é inovar no “modelo de negócios”, ou seja, na FORMA como você entrega esse produto ou esse serviço.

O Clube do vinho, por exemplo, vende os mesmos vinhos que a gente encontra numa loja especializada, com a diferença que ele sugere a melhor seleção daquele período e entrega na minha casa.

Semana passada eu recebi uma propaganda da unidas livre – uma modalidade na qual você, em vez de comprar o carro, aluga por um ano.

Segundo eles é mais barato e mais conveniente, porque o aluguel sai mais em conta do que a parcela do financiamento e já vem com seguro e manutenção incluídos.

Então eles deixam as montadoras brigarem entre si porque na verdade para a Unidas, tanto faz se você prefere um volks, um fiat ou um chevrolet – ela compra o carro que você quer e entrega na sua mão em troca de um valor mensal.

Na prática, eles ganham não é no carro, mas no seguro e nos serviços de oficina porque em vez de você fazer o seguro na porto-seguro e pagar a revisão na concessionária, eles recolhem esse dinheiro para bancar a compra do carro.

Achei a ideia fantástica e sinceramente estou considerando fortemente entrar para o clube deles.

Outro exemplo é o do time-sharing. A coisa começou com hotéis para as férias, mas deu tão certo que agora tem time-sharing até para lanchas e helicópteros.

Funciona assim: em vez de vender uma casa de praia, o incorporador te vende um doze-avos dessa casa – exatamente o mês que você tira férias.

Então por uma fração do preço que você pagaria numa casa inteira, e uma fração da fração do que você pagaria por um mês num resort de férias, você tem a sua própria casa dentro do resort para usar no período em que precisa.

Veja que também neste exemplo o empreendedor não concorre com o modelo tradicional.

Ele consegue pescar tanto quem quer uma casa em Búzios quanto aqueles que querem uma casa em Gramado.

Nos três exemplos, a inovação no modelo de negócios tem impacto na indústria tradicional de uma forma completamente diferente de ver aquele setor.

Isso vale para o Airbnb que passou a concorrer com a indústria hoteleira sem ter nem um único quarto próprio – apenas usando imóveis de pessoas que querem ter um extra alugando seus quartos vazios.

Ou para o Uber que concorre com as frotas de taxis sem ter um único veículo próprio, apenas usando a disponibilidade de carros particulares.

E a boa notícia é que dá para inovar em quase qualquer negócio.

Só para fechar, recentemente eu investi numa empresa que tem um cartão pré-pago de saúde. Em vez de concorrer com os outros planos de saúde, a que muitos não têm acesso, eles cobram vinte e poucos reais por mês e oferecem a mesma rede credenciada de um plano, pelo mesmo valor que os planos pagam aos médicos e aos laboratórios.

Então em vez de pagar cem, duzentos reais por uma consulta, a pessoa paga trinta.

É como se fosse um plano de saúde, mas é pré-pago e só paga quando precisar.

Tá crescendo de uma forma espantosa.

Enfim… o ponto é que se você quiser realmente se diferenciar no seu mercado, precisa começar a pensar fora da caixa.

Eu abordo esse assunto, e mostro vários modelos de negócios diferentes, aplicáveis a diversos setores, no curso “como atrair mais clientes”.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon