CLAUDIO NASAJON

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Cada negócio tem um rito diferente para atrair interessados e convertê-los em clientes.

De uma forma geral, a venda só acontece quando a pessoa tem os recursos, o interesse, o talento e a oportunidade para transformar a intenção em ação.

O problema é que cada negócio é diferente e por isso não existe uma fórmula única que se aplique a todos e sim um processo que permite desenvolver essa fórmula para cada situação específica.

A melhor forma de entender o que dá certo no SEU negócio, é avaliar o histórico das vendas, por exemplo.

Para quem você vendeu? Onde? Como? O que aconteceu antes e depois de a venda ser concluída?

Hoje existem muitas ferramentas que permitem ter uma visão clara desses rituais.

Os sistemas de CRM – Gestão de Relacionamento com Clientes – já são febre e existem de todos os tipos, tamanhos e cores diferentes.

O “Big data”, que pretende analisar o comportamento do consumidor a partir de bases de dados monumentalmente grandes, como é o caso do Google trends, por exemplo, é outra ferramenta útil para quem quer entender o mercado.

Mas nada substitui a análise de campo.

Uma das empresas nas quais eu investi, por exemplo, se especializa em estudar o comportamento em lojas de shopping.

Eles colocam câmeras em pontos estratégicos da loja e ficam analisando como o consumidor se comporta.

Para que lado vai, quais as vitrines que chamam a atenção, que produtos eles procuram, o que acontece depois que experimentam.

Aí, no final do mês, mandam um relatório para o lojista com as suas considerações.

O resultado é um aumento médio das vendas da ordem de vinte e cinco por cento.

Outra vantagem é comparar o movimento entre duas lojas da mesma rede.

Por exemplo, a gente coloca o sistema em duas lojas e percebe que na loja um, dez por cento das pessoas que para na vitrine entra na loja, enquanto na loja dois, apenas cinco por cento decidem entrar.

Imediatamente pedimos aos gerentes para tirar uma foto das vitrines e avaliamos qual pode ser a diferença que gera esse resultado. Às vezes é a forma como o produto está exposto, outras é um cartaz qualquer ou uma iluminação diferente.

Seja o que for, descobrimos a diferença e implementamos nas demais lojas.

Resultado, só com isso, quase duplicamos a venda da loja dois, sem um centavo de investimento em marketing.

E não é ficção científica, já está disponível para qualquer mortal.

Também não é caro, com pouco mais de cem reais por mês qualquer lojista pode ter acesso ao sistema.

E esse é apenas um exemplo do que significa aprender com o comportamento do consumidor.

Eu mostro em detalhes como usar essa estratégia no curso ‘como atrair mais clientes para o seu negócio’.

Se quiser participar, basta inscrever-se aqui.

Até a próxima!

Claudio Nasajon.