CLAUDIO NASAJON

Faz uns 15 anos desde que Frederick Reichheld publicou um artigo na revista de Harvard descrevendo o Net Promoter Score (NPS), “O único número que você precisa para crescer”.

Hoje, dois terços das 1.000 maiores empresas na lista da Forbes implementaram o NPS como medida-padrão de  satisfação dos clientes. 

Todos os empresários que eu conheço sabem que o marketing boca a boca é uma das melhores maneiras de fazer crescer os seus negócios, por isso é tão importante manter os clientes satisfeitos.

​​O problema é medir a satisfação.


Muitas empresas utilizam pesquisas longas e complicadas que poucas pessoas respondem, gerando resultados pouco confiáveis e difíceis de interpretar.

A grande inovação do NPS é a sua simplicidade. O método considera apenas uma pergunta: “Qual é a probabilidade de você nos recomendar a um amigo ou colega?”.

As respostas a essa única pergunta geram o “Net-Promoter Score” e vários estudos já demonstraram que o NPS alto está diretamente ligado à maior lucratividade. 

As empresas com NPS mais alto, crescem, na média, mais do que o dobro das suas concorrentes.

A correlação é direta. Um estudo da Phillips acompanhou o NPS de algumas contas ao longo do tempo e descobriu que, quando o NPS aumentou, a receita subiu 69%, quando o NPS permaneceu estável, a receita cresceu apenas 6% e quando o NPS diminuiu, as receitas caíram 24%.

Agora… é bom você saber que esse não é um projeto com “início, meio e fim” que pode ser implementado rapidamente. Se decidir adotar o NPS na sua empresa, ele vai se tornar parte integral do seu modelo de negócios.

Essa é uma jornada que requer o comprometimento dos executivos, ampla aceitação do time, algum investimento financeiro e monitoramento contínuo. 

Por outro lado, apesar de desafiador, o NPS é uma ótima maneira de incentivar a publicidade boca-a-boca e vinculá-la diretamente à lucratividade da sua empresa.

Esse é um dos temas que vou abordar no Desafio Empresa Vendável, uma imersão online que conduzirei nos dias 9, 10 e 11 de dezembro para mostrar a um pequeno grupo de empresários, como duplicar o valor das suas empresas. Para participar, basta fazer a inscrição aqui: empresavendavel.com.br.

Até lá.

Claudio Nasajon

PS: Algumas formas de você ter a minha ajuda para fazer crescer a sua empresa:

1 – Ouça o Podcast Gestão Empresarial no Spotify e conheça as estratégias que divulgo diariamente em meu programa na rádio JB.FM: claudionasajon.com.br/podcast 

2 – Acompanhe o meu canal no Youtube. Toda semana um novo vídeo com  estratégias de gestão empresarial para você aplicar na sua empresa: claudionasajon.com.br/youtube

3 – Inscreva-se no grupo Gestão Empresarial do Telegram para receber análises de mercado e outras informações que ajudarão você a desenvolver as suas estratégias de negócios: claudionasajon.com.br/telegram

4 – Tenha a minha Mentoria pessoal. Do planejamento estratégico aos encontros semanais para acompanhamento de resultados, você nunca mais estará só:claudionasajon.com.br/mentoria