CLAUDIO NASAJON

Fidelize seu cliente com tratamento especial! Tratar pelo nome, por exemplo, ou enviar brindes nas datas especiais e garantir descontos diferenciados são apenas algumas ações para tornar o cliente fiel.

Mas fique atento, porque para colocar essas ações em prática, é preciso manter um cadastro atualizado. A cada novo atendimento, o vendedor deve verificar dados como telefone, endereço, mas principalmente, registrar o histórico daquele contato num sistema.

E quando falo em sistema pode ser uma simples ficha impressa guardada num fichário, embora hoje existam sistemas informatizados para todos os tipos e tamanhos de empresa. Seja qual for a forma, o importante é que o vendedor possa saber – a qualquer momento – com que frequência aquele cliente compra, quanto costuma gastar, quais as suas preferências e que tipo de mimo ele merece.

Registrando o histórico das compras, você cria uma espécie de sistema de inteligência de vendas, que permite aos vendedores tomar melhores decisões e realizar um atendimento mais personalizado.

O resultado costuma ser aumento nas vendas e melhor rentabilidade.

E você? Já tem seu sistema de inteligência?

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