CLAUDIO NASAJON

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Imagina esta situação: cliente compra o meu sistema, mas condiciona a compra a uma integração com outro, de uma empresa concorrente.

Nós conhecemos a estrutura do competidor e conseguimos fazer a conexão, então concordamos.

Três meses depois, o concorrente muda a estrutura, não conta pra ninguém e se recusa a dar a informação necessária para ajustar a integração.

Conclusão: não conseguimos mais fazer a comunicação entre os sistemas.

Depois de várias tentativas e zilhões de abordagens diferentes, jogamos a toalha e propomos cancelar a venda, com a devolução integral do valor investido.

Só que a essa altura o cliente já está usando o sistema no seu dia a dia e não interessa voltar atrás.

Estamos presos numa encruzilhada.

De quem é a culpa?

E principalmente, o que fazer?

Bom… essa era uma situação muito comum com sistemas contábeis até poucos anos atrás.

A contabilidade de um não falava com a folha de pagamento de outro, nem com a escrituração fiscal de um terceiro.

Ou você comprava tudo do mesmo fornecedor ou tinha que digitar três vezes a mesma informação.

Nesse contexto, um dos grandes benefícios do Sistema Público de Escrituração Digital, incluindo aí a nota fiscal eletrônica e o eSocial, foi justamente o de uniformizar a informação que transita entre os sistemas.

Hoje, qualquer software, não importa o fornecedor, reconhece facilmente os dados da folha de pagamento, contabilidade e escrita fiscal de outro, porque todos precisam transferir a informação no mesmo formato para os servidores do governo.

É o equivalente à portabilidade dos telefones que salvou a vida de muitas empresas, antes “presas” a um único provedor que era “dona” dos números.

Lamentavelmente, essa liberdade para administrar os próprios dados limita-se à contabilidade, escrita fiscal e folha de pagamento.

Se você tiver um sistema de estoque, controle de produção ou qualquer outra coisa que não seja o “trio contábil”, é cada um por si, como no velho oeste.

Este é o caso do cliente em questão.

Ele tem um software de controle de produção e quer conectá-lo ao nosso “trio contábil”, mas para isso, o sistema de PCP (do concorrente) precisa estar integrado ao ERP Nasajon.

Uma solução limpinha, nesses casos, é escolher um fornecedor e comprar tudo dele porque aí tudo se comunica com tudo, falam a mesma linguagem, não tem “pingue pongue”.

Mas, e aqui cito Jorge Bucay, “o mundo não é como deveria ser, nem é como gostaríamos que fosse, nem sequer é como será um dia. O mundo é como é. E entender isso é o primeiro passo para mudá-lo”.

A gente vai resolver o problema.

Até a via judicial para exigir a informação que está sendo sonegada, foi considerada.

Na pior das hipóteses, vamos criar uma espécie de “benjamim”, como se fosse um conversor de tomada, em que a informação entra de um jeito e sai de outro (e vice-versa).

Essa solução é possível. Demanda um trabalho extra de ambos os lados e reduz um pouco o desempenho, por isso estamos tentando evitá-la, mas o importante é que o cliente não vai ficar desatendido.

Trago este caso para ilustrar a importância do cuidado que você precisa ter ao contratar um fornecedor de qualquer coisa, especialmente software de gestão, quando for “casar” com ele por um prazo longo.

Não basta você “gostar” do sistema, das funcionalidades técnicas e do visual das telas.

Precisa ver como a empresa se comporta depois da venda.

Como é o atendimento que dá aos outros clientes, se tem registros de NPS (que é uma medida oficial de satisfação dos usuários), se promete facilitar a integração no caso de você decidir comprar outro sistema complementar.

Engraçado como os times de seleção se preocupam com a linguagem, o banco de dados, as características técnicas, mas muitas vezes negligenciam esse tipo de informação que, no longo prazo, tem muito mais impacto sobre os resultados da empresa.

Fica a dica.

E já adianto que a Nasajon tem o melhor índice de satisfação do setor de software, mais de 98% dos clientes se declaram satisfeitos, o maior índice NPS da categoria, atingimos 77 no mês passado e sim, facilitamos a integração com qualquer outro sistema – inclusive concorrentes diretos – se essa for a sua decisão.

Se quiser conhecer o nosso ERP, basta mandar uma mensagem pelo site e peço a alguém do meu time para agendar uma demonstração sem compromisso.

Até breve,

Claudio Nasajon.