CLAUDIO NASAJON

Olá! Em vez de bater de frente com as ações que deixam seus funcionários distraídos, tente se unir a elas. Foi o que fez o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, mais conhecido pela sigla C.E.S.A.R.

A instituição percebeu que boa parte dos seus funcionários participava de alguma rede social e gostava muito de acessá-la. Então, em vez de proibir seus colaboradores de fazer networking durante o expediente, o CESAR criou sua própria rede social a: A.M.I.G.O.S, que é a sigla de Ambiente Multimídia para Integração de Grupos e Organizações Sociais.

A AMIGOS funciona de maneira muito semelhante ao orkut. Nela, os usuários colocam fotos, descrevem seu perfil e trocam ideias em áreas de interesse. Assim, a CESAR uniu o útil ao agradável porque em redes sociais, muitos funcionários deixam seus ideias fluirem e produzem mais. O resultado da novidade parece ter sido positivo. Depois que a rede social própria foi criada, os gestores perceberam que cerca de 80% das boas ideias da empresa passaram a circular de forma colaborativa, aumentando excepcionalmente a sua difusão entre os diversos setores.  A coisa toda funciona como um seminário permanente de “melhores práticas” da organização.

Por isso, antes de criar problemas com seus colaboradores, tente achar uma forma de tornar a situação proveitosa! Aliás… você tem alguma experiência desse tipo para contar? Deixe seu comentário no meu blog! E feliz ano novo a todos!

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