CLAUDIO NASAJON

Segundo o psicólogo argentino Jorge Bucay, grande parte das coisas que acontecem conosco têm origem na velocidade da comunicação.

De fato, entre o ano 400, quando se começou a fazer um registro concreto do conhecimento, e o ano 1500, o conhecimento da humanidade se multiplicou por dois. Depois de 1500, passaram-se 250 anos para se duplicar novamente. Ou seja, demorou mil e cem anos para que o conhecimento se duplicasse pela primeira vez, mas apenas duzentos e cinquenta para que voltasse a se multiplicar por dois.

A seguinte vez em que se mediu novamente o conhecimento global foi em 1900 e já era 2,5 (mais que o dobro), mas levou menos tempo, cento e cinquenta anos. Dali em diante, a velocidade de multiplicação do conhecimento humano foi aumentando.

Hoje, em 2009, o conhecimento global da humanidade, em algumas ciências, mais que duplica a cada vinte anos. Calcula-se que para 2020, o conhecimento global duplique a cada seis meses. Ou seja: a cada 180 dias, a humanidade saberá o dobro do que sabia seis meses antes, em quase todas as áreas!

Então, eu me pergunto: o que vou ensinar aos meus filhos? O quê? Qualquer coisa que eu lhes ensine não será de muita utilidade para quando eles crescerem…

…Salvo se eu lhes ensinar a buscar as suas próprias respostas…

Essa é a minha linha pedagógica – ensinar a aprender!

Nesta quarta-feira, 8 de abril, darei uma palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro sobre “Planejamento de negócios – recursos e ferramentas”. A idéia é apresentar conceitos para que os empreendedores possam organizar as suas próprias idéias. E você? Está preocupado em aprender a aprender?

Claudio Nasajon

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