CLAUDIO NASAJON

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Avaliar tendências de consumo para criar campanhas promocionais é uma arte, mas tem contado cada vez mais com a ajuda da ciência – e com excelentes resultados.

A psicologia do consumidor tem sido cada vez mais estudada e hoje é possível definir as estratégias de marketing com base no perfil, e no comportamento de compra dos clientes.

Um exemplo das ferramentas que nós mortais temos à disposição para identificar tendências de compra, por exemplo, é o google trends.

Basicamente o Google Trends mostra que tipo de informação o público tem pesquisado num determinado período.

Pode parecer que isso não tem muito vínculo com as tendências, mas para você ter uma ideia, o Google trends consegue predizer pandemias com mais rapidez do que a OMS a partir das pesquisas de termos como “cura de resfriado” ou “remédio para gripe”.

A ferramenta usa a base de dados do google para identificar os temas mais pesquisados em qualquer período a partir de 2004.

Por exemplo: digamos que você venda sapatos e está para fazer o pedido da próxima coleção outono-inverno. Quer saber como têm se comportado as vendas de sapatilhas.

Basta digitar sapatilhas e definir o período, digamos nos últimos cinco anos, para ter uma ideia de se a demanda por esse produto está crescendo, diminuindo ou se mantendo estável – e a partir daí pode planejar o seu pedido.

Eu fiz essa pesquisa e vi que a tendência de buscas por sapatilhas vem caindo à razão de vinte por cento ao ano nos últimos cinco anos.

Quer dizer… se eu vendesse sapatilhas faria um pedido vinte ou trinta por cento menor do que o do ano passado.

Em compensação, o número de pesquisas sobre “scarpin” quase dobrou de cinco anos para cá.

Ou seja, o meu pedido para a próxima temporada teria menos sapatilhas e mais scarpins.

Outra vantagem de usar o google trends é que dá para comparar termos diferentes do mesmo produto.

Por exemplo: é melhor chamar de biscoito ou de bolacha?

Depende.

Se a campanha for no Rio de Janeiro, biscoito – disparado – tem mais pesquisas.

Já em São Paulo, a curva se inverte e o termo mais procurado é bolacha.

Ou seja, se eu vendesse esse produto, minhas campanhas em São Paulo venderiam bolachas, enquanto para os cariocas eu venderia biscoitos.

Sem suma: o Google Trends é uma excelente ferramenta para estudar as tendências do setor em praticamente qualquer negócio.

E ele é apenas uma das muitas ferramentas que eu mostro em detalhes no curso “como atrair mais clientes”.

Se quiser participar, basta fazer a inscrição aqui.

Até a próxima.