Clientes antigos são mais rentáveis do que clientes novos
Olá! É muito importante e lucrativo captar novos clientes. Mas lembre-se dos clientes antigos – segundo o SEBRAE, é pelo menos cinco vezes mais rentável vender para um “já cliente” do que conquistar um novo consumidor. A maioria dos estabelecimentos costuma agradar os clientes novos com promoções e descontos. Isso é legal, mas lembre que […]
Crie eventos temáticos para gerar movimento
Olá! Pense em maneiras diferentes de atrair seus clientes. Crie eventos temáticos ou ações que aproximem os consumidores de sua empresa. A Doural, por exemplo, que é uma loja de utilidades domésticas de São Paulo, acabou se tornando um ponto gastronômico investindo num espaço voltado somente para chefs de cozinha e futuros profissionais. O lugar […]
Crie o seu oceano azul
Olá! Hoje vou dar mais um exemplo de empresa que embarcou em um mercado ainda não explorado – o chamado “oceano azul”. Conhece a academia “Curves”, famosa por ser a academia das mulheres? Pois é! Na Curves, somente mulheres podem entrar e malhar. E se para algumas pessoas essa discriminação pode parecer loucura, para muitas […]
Ponha sua criatividade para funcionar e faça experimentos
Olá! Tenho falado com alguma insistência sobre a importância de buscar a criatividade nos negócios. Todos os indícios mostram que a inovação é um fator crítico de sucesso e tenho procurado exemplos de iniciativas que ilustram esse conceito. Pois bem: hoje, vou falar do Pizza Hut. Desde o inicio do ano, para atrair o público, […]
O momento da compra deve ser inesquecível para o cliente
Olá! Crie uma interação entre o produto, sua empresa e o cliente, no momento da compra. As lojas são repletas de vendedores com atendimentos mecânicos e tradicionais, às vezes até com uma simpatia forçada, exagerada. Não é isso que vai tornar aquele momento inesquecível. O que o cliente precisa é de uma forma de interação. […]
Crie um produto mais em conta, se quiser oferecer opções econômicas
Olá! Em uns dos posts anteriores, eu alertei aos empresários que diminuir o preço do produto, comprometendo a qualidade, nunca é uma boa saída. Por isso, se você deseja oferecer um produto com valores mais acessíveis, nesse momento de crise, minha recomendação é, em vez de alterar seus itens originais colocando preços mais baixos, criar […]
Diminua os custos com embalagens mais econômicas
Olá! Evite o desperdício de material em sua empresa. E uma forma legal de fazer isso, diminuindo também os custos é apostando em embalagens ou sacolas menores e mais econômicas. Aliás, isso vale para qualquer negócio. A rede de restaurante Bazzar, por exemplo, resolveu embarcar nessa sugestão e reduziu a quantidade dos molhos e coberturas […]
Pense em formas criativas para atrair seus clientes
Olá! Nesse tempo de crise, percebo que os consumidores estão receosos em gastar dinheiro. Por isso, é importante pensar em formas diferentes de atrai-los. Uma medida que costuma funcionar é você oferecer mais ao cliente pelo mesmo valor que ele costumava pagar. E esse “mais” pode ser bem econômico. A pizzaria Parmê, por exemplo, somou […]
Preste atenção aos diferentes públicos
Olá! Esteja atento aos diferentes grupos de consumidores. Muitas vezes, pequenas mudanças no seu produto podem atrair novos clientes de outros segmentos. Quando falo em mudanças, pode ser algo relacionado ao produto propriamente dito, ou à forma de atendimento ou até mesmo na identidade visual da empresa. A Coca-Cola, por exemplo, não hesitou em inovar […]
O mercado sempre está aberto para novas ideias
Olá! Eu insisto em falar que inovar é sempre a melhor solução para o sucesso do seu negócio. Ontem mesmo, dei um exemplo de uma empresa que nem conheceu os efeitos da crise porque inovou. Hoje, vou citar um empreendimento que está fazendo muito sucesso e que abusou da inovação. Em São Paulo, alguns empresários […]