Conceitos imparciais ajudam no posicionamento da marca

Hoje vou falar de um dos exemplos mais brilhantes de posicionamento dos últimos tempos: o Life’s for Sharing, que a tradução seria: a vida é para ser compartilhada, da T-Mobile. O trabalho deles foi desenvolvido com base no seguinte tema: o telefone celular nos ajuda a compartilhar com amigos e familiares as coisas mais inesperadas […]

Estudar o público-alvo garante uma campanha de sucesso

Hoje vou contar um caso recente que a agência Channel Planner criou para divulgar o celular N85 da Nokia. Para aproximar o produto do público jovem, a agência realizou um estudo básico sobre quais marcas de mídia eram assunto entre eles. Os resultados apontaram os programas Pânico e CQC como os de menor custo e […]

Cative seu público defensor

Os defensores são aqueles clientes que gostam tanto da marca que, além de serem fiéis, indicam pra todo mundo. O resultado que eles proporcionam vale mais do que a melhor das campanhas publicitárias. Por isso, uma boa prática é criar facilitadores para esse pessoal influenciar o meio social em que vive, levando seus amigos até […]

Soluções ecológicas podem aumentar seus lucros

Uma novidade nos supermercados brasileiros está fazendo sucesso entre as donas de casa. O produto em questão é um pano de limpeza que não precisa de água e nem de produtos químicos para limpar com eficiência. Alguém já viu esse pano? A ideia foi importada de Portugal pelo empresário Luiz Zaranise. Ele achou que o […]

Pesquisas de mercado são fundamentais para a elaboração de estratégias

Olá! Quando os seus concorrentes estiverem encostando em você, faça uma pesquisa de mercado antes montar uma estratégia. Olha o que aconteceu com a Adams, que fabrica a bala Halls, por exemplo. A Adams estava preocupada com o crescimento das vendas da principal pastilha concorrente. Então, fez uma pesquisa para saber que ações poderiam ser […]

Defina o posicionamento da sua empresa

Olá! O posicionamento de uma empresa é baseado em benefícios – que podem ser tangíveis, normalmente relacionados a características técnicas dos produtos, ou abstratos, como qualidade, durabilidade, confiabilidade. Ao apresentar um absorvente feminino como aquele que tem maior capacidade de absorção e oferece maior segurança, por exemplo, a empresa investe no posicionamento por intangíveis. Já […]

Crie versões diferenciadas de seus produtos para os diferentes públicos

Olá! Dentro do seu público-alvo existem vários subgrupos. Mesmo se forem da mesma classe social, por exemplo, eles se dividem por idade, estilo de vida, gosto, preferências. Por isso, conheça bem o seu público e crie formas de agradar a todos. A Sadia, por exemplo, expandiu seus negócios oferecendo pratos prontos congelados e conquistou a […]

Respeite as crenças dos consumidores

Olá! As crenças dos consumidores podem se tornar estratégia de marketing. Muitas vezes essas crenças nem tem fundamento, mas se elas existem, melhor você respeitar. Por exemplo, você consumiria um xampu ou um sabonete que não fizesse espuma? Quase ninguém acredita que esses produtos sejam capazes de limpar sem fazer espuma. Mas a verdade é […]

Slogans bem feitos podem virar gírias

Olá! Crie slogans ou propagandas que caiam no gosto popular, como uma espécie de “gíria”. No outro dia uma funcionária estava contando que foi a uma festa de uma galera que não era a dela e que por isso ela ficou deslocada. Numa tentativa de se salvar da furada, ela enviou um torpedo pra uma […]

Supere as expectativas de seus clientes

Olá! Existem dois tipos de motivação que impactam a decisão de compra. As fontes de SATISFAÇÃO e as de INSATISFAÇÃO. A presença de um fator de insatisfação afasta totalmente o consumidor de um produto, mas a sua ausência, em contrapartida, não é suficiente para motivar o consumo. Somente fatores que provocam SATISFAÇÃO são capazes de […]