Saiba delegar
Olá! Para utilizar melhor o seu tempo, aprenda a delegar. Tente identificar quem são as pessoas certas para realizar cada tarefa e estabeleça princípios que nortearão as tomadas de decisões. O líder não precisa decidir tudo, mas deve saber estabelecer diretrizes para que tudo ocorra bem. Lembre-se contudo, que ao delegar, você precisa abrir mão […]
Avalie a satisfação do cliente
Olá! Monitore periodicamente a satisfação dos seus clientes. Uma boa forma de fazer isto é estabelecer internamente uma meta mínima de satisfação e distribuir aos seus clientes, após cada atendimento, um formulário de pesquisa para monitorar como foi a experiência de fazer negócio com sua empresa. Eu recomendo que você ofereça algum tipo de brinde, […]
Estenda os benefícios para familiares
Olá!Estenda o seguro-saúde da sua empresa aos familiares de seus colaboradores. A pessoa trabalha bem mais tranqüila sabendo que a família está protegida em caso de doenças ou acidentes. Imagine que uma gerente da empresa tenha uma criança de 4 anos. Normalmente, é difícil para uma mãe ficar afastada do seu filho, diariamente, por 8h. […]
Invista na embalagem
Olá! Invista na embalagem para garantir bons resultados. Cada centavo aplicado nessa área gera retorno para empresa. A embalagem faz o papel do vendedor silencioso e atrai o consumidor. Uma boa embalagem é capaz de alavancar substancialmente as vendas de um novo produto. E se o produto já está na praça, uma repaginação visual podem […]
Fale para o seu público-alvo
Olá! Prove ao seu consumidor que você fala a mesma língua que ele. Uma forma de transmitir essa idéia é por meio da embalagem, da comunicação visual, da propaganda e do seu site. Todo o conteúdo web também deve estar adequado às expectativas do seu público-alvo. Por exemplo: se o seu produto for brinquedos artesanais […]
Identifique o seu nicho de mercado e aposte na Cauda Longa
Olá! Identifique o seu nicho de mercado. Saber quem é o seu cliente, onde ele está e como busca produtos ou serviços é fundamental para um posicionamento correto do seu negócio. Se você tem uma empresa de moda, por exemplo, é importante identificar exatamente quem vai comprar a sua roupa. É claro que, a esta […]
Estipule metas para os departamentos
Olá! Estipule metas para os departamentos. No caso de vendas, é mais fácil, porque você pode estabelecer um valor de faturamento, ou de novos clientes, mas em praticamente todos os departamentos pode-se estabelecer algum tipo de meta de desempenho. No financeiro pode ser eliminação de erros, ou velocidade nas transações; na produção pode ser a […]
Cuide da alimentação dos seus colaboradores
Olá! Cuide da alimentação do seu colaborador. As pessoas trabalham melhor e produzem mais quando estão bem alimentadas. Muitas empresas fornecem vale-alimentação aos seus funcionários, mas você pode fazer mais que isso. Uma idéia, por exemplo, é fazer convênios, com os restaurantes da redondeza, para que os funcionários possam “assinar a comanda” e sair sem […]
Adote a gerência participativa
Olá! Adote a gerência participativa para aumentar a motivação dos seus colaboradores. Para isso, envolva a sua equipe no planejamento de metas e objetivos do seu departamento. Ofereça a eles a oportunidade de decidir diretamente sobre aquilo que fazem. Mostre que eles também são responsáveis pelas decisões e pelos resultados atingidos. Claro que isso pode […]
Sirva de exemplo para seus colaboradores
Olá! Um gestor está sempre no centro das atenções e acaba servindo de padrão referencial para a sua equipe – por isso é tão importante dar o exemplo. A prática do “faça o que digo e não o que eu faço” já não funciona mais nas empresas modernas. O empreendedorismo é a palavra da vez […]