Saiba como se comporta o seu público

Olá! Um estudo realizado pelo Ibope Mídia, apresentado no ano passado, dividiu o consumidor brasileiro em três grupos com base nos hábitos de compra. O primeiro grupo é o mais numeroso. 5 de cada 10 pessoas economicamente ativas preferem pagamento a prazo e geralmente compram por impulso. A maioria é de solteiros com idade até […]

Molde seus produtos de acordo com o seu público-alvo

Olá! Já falei antes e quero insistir no tema de que as empresas devem moldar seus produtos ao local onde são vendidos. O McDonald’s é um exemplo de empresa que pratica essa filosofia. É assim: com base em uma estratégia geral bem definida, o mix de cada país é desenhado levando em conta a cultura […]

Crie estratégias para agradar os seus clientes

Olá! Antes de perder um cliente, descubra o motivo de sua saída e ofereça uma solução para o problema. Um exemplo interessante que ouvi esses dias foi da sócia da “Talk Show idiomas”. Ela notou que muitos alunos faltavam às aulas e resolveu pesquisar o motivo. Depois de alguns telefonemas, chegou à conclusão que alguns […]

Crie o seu oceano azul

Olá! Hoje vou dar mais um exemplo de empresa que embarcou em um mercado ainda não explorado – o chamado “oceano azul”. Conhece a academia “Curves”, famosa por ser a academia das mulheres? Pois é! Na Curves, somente mulheres podem entrar e malhar. E se para algumas pessoas essa discriminação pode parecer loucura, para muitas […]

Ofereça o kit completo para o seu cliente

Olá! Quando um cliente procura um produto, ele na verdade está procurando resolver um problema. Digamos que o consumidor vai ao mercado fazer compras porque fará um jantar em família, vai a uma loja comprar uma roupa nova, porque terá um evento importante, ou busca um software de gestão porque quer controlar melhor sua empresa. […]

Preste atenção aos diferentes públicos

Olá! Esteja atento aos diferentes grupos de consumidores. Muitas vezes, pequenas mudanças no seu produto podem atrair novos clientes de outros segmentos. Quando falo em mudanças, pode ser algo relacionado ao produto propriamente dito, ou à forma de atendimento ou até mesmo na identidade visual da empresa. A Coca-Cola, por exemplo, não hesitou em inovar […]

Sempre busque satisfazer o cliente

Olá! Sempre que houver alguma situação na qual você não possa cumprir o que combinou com o seu cliente, explique o que aconteceu e diga-lhe claramente o que vai fazer para resolver a questão. Em vez de apresentar desculpas ou justificativas, admita o seu erro e faça o necessário para corrigir a situação e faça […]

O mercado sempre está aberto para novas ideias

Olá! Eu insisto em falar que inovar é sempre a melhor solução para o sucesso do seu negócio. Ontem mesmo, dei um exemplo de uma empresa que nem conheceu os efeitos da crise porque inovou. Hoje, vou citar um empreendimento que está fazendo muito sucesso e que abusou da inovação. Em São Paulo, alguns empresários […]

Tenha foco em uma atividade específica

Olá! É muito difícil recusar negócios quando se está começando uma atividade empresarial. Uma imobiliária, por exemplo, tende a trabalhar todo tipo de imóvel (de apartamentos populares a mansões nobres) assim como uma pequena oficina mecânica pode consertar qualquer tipo de automóvel. Entretanto, é mais fácil ganhar projeção quando se especializam em apenas um tipo […]

Veja o que o seu público jovem tem a lhe falar

Olá! A geração jovem tende a pensar e agir de forma diferente dos moldes estabelecidos. Então, se você vende para esse público é fundamental que escute o que ele tem a lhe dizer. Os jovens de hoje cresceram com acesso abundante à internet – coisa que tem uns dez anos de existência – e estão […]