Deixe seus clientes mais próximos dos seus produtos
Olá! Diminua a distância entre seus clientes e seus produtos. Se você tem uma loja, nada de contratar vendedores com ar de superioridade ou exibir seus produtos com um vidro na frente. Elimine as barreiras! O momento é de proximidade, então quanto mais os clientes puderem tocar e experimentar seus produtos, melhor! É o que […]
Ponha sua criatividade para funcionar e faça experimentos
Olá! Tenho falado com alguma insistência sobre a importância de buscar a criatividade nos negócios. Todos os indícios mostram que a inovação é um fator crítico de sucesso e tenho procurado exemplos de iniciativas que ilustram esse conceito. Pois bem: hoje, vou falar do Pizza Hut. Desde o inicio do ano, para atrair o público, […]
O momento da compra deve ser inesquecível para o cliente
Olá! Crie uma interação entre o produto, sua empresa e o cliente, no momento da compra. As lojas são repletas de vendedores com atendimentos mecânicos e tradicionais, às vezes até com uma simpatia forçada, exagerada. Não é isso que vai tornar aquele momento inesquecível. O que o cliente precisa é de uma forma de interação. […]
Ofereça o kit completo para o seu cliente
Olá! Quando um cliente procura um produto, ele na verdade está procurando resolver um problema. Digamos que o consumidor vai ao mercado fazer compras porque fará um jantar em família, vai a uma loja comprar uma roupa nova, porque terá um evento importante, ou busca um software de gestão porque quer controlar melhor sua empresa. […]
Faça parcerias com fornecedores e varejistas
Olá! Faça parcerias com outras empresas, varejistas e fornecedores para alavancar seu negócio e aumentar suas vendas. Parcerias com varejistas aumentam os pontos de vendas sem nenhum investimento adicional. Você pode criar vale-presentes comercializados fora da sua loja, para ganhar espaço em lojas próximas ao seu estabelecimento como floriculturas, livrarias, ou qualquer outro ponto de […]
Crie um produto mais em conta, se quiser oferecer opções econômicas
Olá! Em uns dos posts anteriores, eu alertei aos empresários que diminuir o preço do produto, comprometendo a qualidade, nunca é uma boa saída. Por isso, se você deseja oferecer um produto com valores mais acessíveis, nesse momento de crise, minha recomendação é, em vez de alterar seus itens originais colocando preços mais baixos, criar […]
Pense em formas criativas para atrair seus clientes
Olá! Nesse tempo de crise, percebo que os consumidores estão receosos em gastar dinheiro. Por isso, é importante pensar em formas diferentes de atrai-los. Uma medida que costuma funcionar é você oferecer mais ao cliente pelo mesmo valor que ele costumava pagar. E esse “mais” pode ser bem econômico. A pizzaria Parmê, por exemplo, somou […]
Evite reduções de preços que alterem a qualidade do produto
Olá! Muitas empresas costumam mexer na qualidade do produto para diminuir o preço e torná-lo mais competitivo. Mas cuidado! Isso pode afastar os consumidores. Foi o que aconteceu com o pão de queijo Forno de Minas, por exemplo. Após ser vendido para duas empresas americanas, ele alterou a receita para viabilizar um preço mais baixo. […]
O mercado sempre está aberto para novas ideias
Olá! Eu insisto em falar que inovar é sempre a melhor solução para o sucesso do seu negócio. Ontem mesmo, dei um exemplo de uma empresa que nem conheceu os efeitos da crise porque inovou. Hoje, vou citar um empreendimento que está fazendo muito sucesso e que abusou da inovação. Em São Paulo, alguns empresários […]
Inovar pode ser muito simples
Olá! O mundo ainda está sofrendo os efeitos da crise econômica. Algumas empresas precisaram demitir funcionários ou diminuir os custos. Outras já encontraram caminhos alternativos para manter seus negócios lucrativos. Eu sempre falo da importância de explorar um mercado ainda não conhecido, de pensar em estratégias novas, inovar. Sei que não é fácil, mas hoje […]